segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UMA FESTA LITERÁRIA, COM CERTEZA.



Arnaldo Antunes e Silvério Pessoa deram o tom na tarde de sábado.


E a FLIPORTO 2009 chegou ao final. Não podemos falar do evento como um todo, mas estivemos lá, no dia 7, sábado, com os nossos acadêmicos, participando do Congresso Literário, brilhantemente coordenado pelo escritor Mário Hélio, nosso confrade na Academia Cabense de Letras.

Foi um desfile de celebridades, não naquele sentido menor de estar em evidência pelos flashes da mídia massificadora, mas, no sentido maior de expressar o que há de melhor em produção literária. Participar, então, da Mesa de Debates com Silvério Pessoa e Arnaldo Antunes (Poesia e Música: dos Trovadores às Tribos da MPB) foi enriquecedor por demais, constatando a seriedade da produção de Arnaldo e a profundidade e leveza dos trabalhos de pesquisa realizadas por Silvério Pessoa, aqui e fora do Brasil.

Seu estudo sobre a realidade occitante, com suas nuances e riquezas culturais foi um banho de civilização que todos tomamos. O paralelo que Silvério conseguiu traçar entre a cultura nordestina do Brasil e a região francesa occitante foi algo que prendeu as atenções e maravilhou a todos no Centro de Convenções do Hotel Armação.

Logo após, foi a vez de Luiz Costa Lima, Kathrin Rosenfield e Sílvio Roberto de Oliveira debaterem um dos temas mais intrigantes e instigantes do congresso: Diálogos de literatura, história e jornalismo: guerras, revoltas e exílio.

Ainda na nossa programação, encerramos a tarde e entramos pela noite num encontro mais íntimo, da Academia Cabense de Letras, na Pousada EcoPorto, já com a participação do doutor e escritor Milton Lins, da Academia Pernambucana de Letras e, também, membro da Academia Cabense de Letras. No encontro, estiveram presentes: Antonino Oliveira Júnior, João Sávio Saraiva, Nelino Azevedo, Vera Rocha, Jairo Lima, Ivan Marinho e Milton Lins.

Em Porto de Galinha tivemos um momento dos mais interessantes com o escritor e médico Valdênio Porto, Presidente da Academia Pernambucana de Letras, surgindo os primeiros sinais de futuros trabalhos em parceria entre as duas Academias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário