sábado, 14 de novembro de 2009

ENTRE SANTOS E ENCANTADOS – Aula espetáculo


Zabumbeiros de Tacaratu

Aprovado no edital de 2008 do Funcultura, o projeto Entre Santos e Encantados desenvolveu uma pesquisa e mapeamento, em três municípios do Sertão de Itaparica/PE (Tacaratu, Jatobá e Petrolândia), sobre as manifestações culturais e religiosas onde existe a presença do instrumento pífano. O projeto teve a coordenação geral da Sambada Comunicação e Cultura e a coordenação de pesquisa do historiador e pesquisador Gustavo Vilar e promove, no próximo dia 16/11, a partir das 11h, uma aula-espetáculo no Cineteatro Aeso Barros Melo, com a presença dos Zabumbeiros de Tacaratu; monitores-aprendizes do projeto; coordenadores do projeto e do mestre em etnomusicologia, André Sonoda, responsável pela captação sonora da pesquisa. A entrada é gratuita.

O pífano é um instrumento simples, fabricado artesanalmente a partir de materiais como taboca, bambu, cano de PVC, metal etc; capaz de produzir uma música rica e melódica que, no interior de Pernambuco, anima festas populares, procissões, novenas e rituais indígenas. Geralmente, os tocadores de pífanos fabricam seus instrumentos tanto para tocar quanto para vender. É um ofício passado de pai para filho através da oralidade.

Os grupos que tocam pífanos – também compostos por instrumentos de percussão (caixa e zabumba) – na verdade, estão presentes em quase todo o Nordeste, recebendo diversas denominações: esquenta-mulher; banda cabaçal; terno de pífano etc. No Sertão de Itaparica, esses grupos são conhecidos como zabumbeiros; formados por homens humildes, agricultores e moradores da periferia, que têm suas vidas relacionadas tanto aos rituais da igreja católica quanto aos indígenas da etnia pankararu. Este sincretismo é fundamental na construção da identidade cultural do povo dessa Região.

No projeto Entre Santos e Encantados, diversos jovens tiveram a oportunidade de aprender a tocar pífano, caixa e zabumba, com os mestres, além de receber noções sobre registro fotográfico e pesquisa cultural de campo, através de encontros com os coordenadores do Projeto. As aulas de música aconteceram, semanalmente, na Aldeia Brejo dos Padres e no Centro de Tacaratu. Desta forma, o Projeto contribuiu com a continuidade, divulgação e valorização da tradição e do fazer musical dos zabumbeiros, além de complementar a renda dos monitores e mestres, através de uma bolsa concedida pelo Projeto, durante oito meses de trabalho.

Na aula-espetáculo do próximo dia 16, haverá um bate-papo sobre a realização do projeto, que abordará todo o processo de execução do mesmo: pesquisa, capacitação, produção, coordenação e captação sonora. Em seguida, o grupo Zabumbeiros de Tacaratu e monitores-aprendizes farão uma pequena apresentação musical, enquanto serão projetadas fotografias que documentam as manifestações culturais da região registradas ao longo pesquisa.

Serviço:
Entre Santos e Encantados - Aula-espetáculo de encerramento de projeto.
Local: Cineteatro Aeso Barros Melo
End: Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda.
Dia: 16/11
Horário: 11h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário