sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BRAVO! É O FESTIVAL RECIFE DE TEATRO NACIONAL!


Till, a saga de um herói torto, do grupo Galpão, de Minas Gerais, abre o Festival de Recife



De 19 a 30 de novembro, Recife é a capital nacional do teatro, que acontece pela 12ª vez. O FESTIVAL RECIFE DE TEATRO NACIONAL chega este ano com mais novidades e bem mais dinâmico, com uma programação descentralizada e atividades paralelas, como Oficinas, Seminário e lançamentos de livros.

O tema do Festival 2009 é O teatro e a Cidade, com a proposta de descentralizar ao máximo e levar os espetáculos às ruas, a começar pela noite abertura, que não acontecerá, como de costume, num teatro fechado, para convidados especiais, mas, com um espetáculo ao ar livre, na Praça do Arsenal, no Recife antigo.

A noite de abertura ficou reservada para o espetáculo Till, a saga de um herói torto, excelente montagem do grupo mineiro Galpão, a partir das 19 horas. No dia seguinte haverá uma reprise do espetáculo de estréia, no mesmo local.

Durante onze dias, se apresentarão ainda companhias de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Ceará, numa diversificada programação, recheada de bons espetáculos.

Com curadoria de Kil Abreu, que já foi curador do Festival de Teatro de Curitiba, crítico do jornal Folha de São Paulo e é parte do júri do Prêmio Shell, o festival homenageia os cenógrafos e cenotécnicos Seu Zezinho e Beto Diniz, que deixaram sua marca na história do teatro local. A trajetória dos profissionais será contada nos livros Antônio de Almeida - Zezinho do Santa Isabel e Beto Diniz - Construtor de cenas e sonhos (Percurso cenográfico: 1975-1989), que os escritores Marcondes Gomes Lima e Cláudio Lira lançam durante o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário