quinta-feira, 24 de março de 2011

DOS FILHOS DESTE SOLO



Antonino Oliveira Júnior


A programação da quarta-feira, dia 23, começou com um grande espetáculo: DOS FILHOS DESTE SOLO, de autoria do carioca Leo Nolasco, com Luiz Navarro assinando a direção cênica, mantendo a tradição de produzir excelentes trabalhos.

O texto aborda uma cadeia de violência que envolve as ruas e as cidades brasileiras. Duas crianças de rua, que bem podem ser “de casa”, dialogam em seu mundo mesclado por ingenuidade e marcas adquiridas no seu entorno. Revelam o futuro nebuloso, sem, contudo, esquecer de associar seu presente complicado a um passado tão hoje nos lares brasileiros, que é a violência doméstica. Estar na rua pode ser fruto da extrema pobreza, sentir impulsos violentos tem a ver com o ambiente familiar sem afeto, sem ternura e, consequentemente, violento. É uma cadeia de motivos bem dirigida por Luiz Navarro, num espetáculo que contou com um elenco de boa atuação, que se mostrou disciplinado e fiel às marcações estabelecidas pela direção.

O espetáculo dá uma sacudidela nos ombros da platéia, como quem quer dizer: “não fale que não conhece isso aí...”, provocando reflexões profundas sobre os frutos que podem surgir em lares “organizados” materialmente e conturbado afetivamente. Crianças assim proliferam em nossas ruas como filhos deste solo.

O final faz justiça ao desfecho de nossa realidade nas ruas brasileiras, onde a cadeia da violência tem início dentro de casa, passa para o convívio das ruas e desemboca no espocar das armas dos que preferem resolver o problema da maneira mais fácil, ainda que inaceitável e desumano.

Um grande espetáculo que a “CARA & CORAGEM” nos deu na MOCASPE 2011. Um espetáculo forte, bonito e emocionante.

3 comentários:

  1. Caro Antônio, fiquei muito comovido com suas palavras e com uma vontade enorme de assistir essa montagem. Tinha certeza que o Luiz Navarro cuidaria bem do meu texto. Agradeço sua gentileza em observá-lo com carinho.

    Grande abraço,

    Léo Nolasco

    ResponderExcluir
  2. Quando vi Kirly (perdoe-me se a grafia está errada) e João Neto nesse espetáculo, ratifiquei minha certeza que eles são os melhores atores dessa nova geração de artistas de teatro que já vi nesta cidade. João, sempre tranquilo, comedido, sem vaidades desnecessárias, leva para o palco um talento gigante. Kirly (perdão de novo)é de um talento nato. Sua economia a transforma na grande estrela dessa nova geração. Sou fã desses dois incondicionalmente. Sem falar que o texto é maravilhoso. Um beijo do tamanho do talento desses atores centrados, comprometidos e responsáveis (pensa que eu não sei que até na hora do almoço vocês ensaiavam?) Amo vocês. Alcy Saavedra.

    ResponderExcluir
  3. um dos melhores espetáculos que vi nessa MOCASPE, não falo isso pelo fato dos atores envolvidos serem meus amigos, mas falo pelo fato de que o texto estava maravilhoso, o cenário estava simples, mas conseguia passar para todos o seu real sentido e os atores foram sensacionais. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir