sexta-feira, 25 de março de 2011

5ª FEIRA – UMA NOITE DE FÉ, DE RISO E DE ENFRENTAMENTOS


1) As Santinhas - Produção independente
2)A Tentação - Ministério do Riso - Igreja Batista da Cohab


A noite do dia 24 de março teve uma Mocaspe eclética na sua programação. A primeira Sket foi A TENTAÇÃO, pelo Ministério do Riso, da Igreja Batista da Cohab. Uma sket com objetivos definidos e uma proposta religiosa de preservação, de doenças sexualmente transmissíveis, de gravidez precoce e indesejada, e, principalmente, da orientação religiosa que prega o “se guardar” para o casamento. Isentando-o de maiores questionamentos técnicos, uma vez que se trata de um grupo essencialmente amador e religioso, foi uma apresentação boa e deu o seu recado de forma inequívoca. Aqui e acolá fez a platéia rir. É muito interessante ver um grupo de igreja ocupar espaços no universo cênico da cidade. Outros, de outras igrejas e outros segmentos poderiam imitá-lo. É bom ver algo diferente.

A segunda apresentação da noite foi AS SANTINHAS, uma produção independente que fez a platéia rir com as situações inusitadas que acontecem num hipotético convento religioso, onde quatro “freiras” disputam o Poder da Ordem. E em meio ao processo, desenrolam-se situações hilárias e engraçadas.

Foi uma comédia muito interessante, apenas com uma observação a fazer, que foi a questão do tempo. Houve um momento em que todos acreditaram que iria acabar o espetáculo, mas, continuou e se perdeu um pouco até que se achasse seu final. No geral, foi legal, pouco apelativo, com algumas situações muito engraçadas, o que reforça a minha tese de que o apelo pornográfico é desnescessário. O palavrão torna-se engraçado quando dentro de um contexto. Quando jogado em palco sem uma situação em que ele se encaixa, fica vulgar e provoca apenas a gritaria e não o riso. È apenas uma observação, sem qualquer intenção de moralismo ou preconceito.

6 comentários:

  1. Antonino adoro seus comentários e te admiro muito como crítico,todos estou aqui no seu blog pa ver as novidades e comentários sobre a mocaspe,concordo com vc plenamente q ecesso de palavrões são apelativos,ou seja,sou preconceituoso quanto a apelação,pois desde já te agradeço pelos comentários de santinhas,sou seu fã.

    Naykel Noab autor de santinhas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que você deveria ser mais imparcial quantos aos seus comentários...
    É bem verdade, que é um blog pessoal, mas ele está sendo divulgado como o blog de informações da MOCASPE.
    -Sinto que você vem promovendo quem você gosta e rebaixando quem não lhe agrada.
    Nada pessoal, mas acho que você deveria reavaliar isso. VOCÊ NÃO É UM JURADO. VOCÊ É O CARA RESPONSÁVEL POR DIVULGAR AS NOTÍCIAS DA MOCASPE. -Apenas issO.

    No demais...
    Parabéns pelo blog.
    (y)

    ResponderExcluir
  3. Para As Santinhas

    Escrever um texto é algo que requer um namoro prolongado, um noivado mais longo ainda para que o casamento entre plateia e o espetáculo seja, de fato, um acasalamento bem gostoso. É claro que é engraçado. Mas os questionamentos que propõe a peça alcança seu objetivo ou está ali o riso pelo riso? Admiro a coragem de colocar no palco um trabalho, porém é extremaente necessário que a preocupação com os elemntos que o teatro exige estejam presentes. Pensar na luz, na múscia, no cenário e sobretudo na interpretação é tarefa de casa para que faz encenação. Naykel trouxe, na minha opinião, o tipo mais engraçado do elenco. Acho que alguns atores desse elenco não defenderam as personagens como deveriam. E o que me chamou atenção foi o fato da equipe dizer que estavam fazendo o espetáculo para ela mesma.Ora, fazemos teatro para os outros. Tenho certeza que, na tentativa de acertar, no futuro veremos vocês fezendo coisas bem interessantes. Um abraço para vocês. Alcy Saavedra.

    ResponderExcluir
  4. Para o Ministério do Riso

    Vocês sempre trazem para o palco uma ideia que é comunica. E o mais interessante é a apropriação das técnicas do teatro, incipientes, mas dignas. Percebe-se uma vontade de estar em cena, que, na verdade é a grande arma para quem quer realizar um trabalho enquanto ator. Vocês conseguem defender a causa sem colocar uma denominação religiosa estampada, como muitos esperam. Podem estudar mais os resursos do teatro, afinal,o teatro não tem uma denominação específica. Um beijo especial para Aninha que vem melhorando em seus trabalhos. Isso é o que eu acredito, que pode não ter serventia nenhuma. Alcy Saavedra

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Errata para o Ministério do Riso

    "Vocês sempre trazem para o palco um ideia que comunica." Não quis dizer "é".

    ResponderExcluir