sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OFICINAS DO JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS


Rômulo Avelar foto: Guto Muniz

O Avesso da Cena – Oficina de Produção e Gestão Cultural (Romulo Avelar/MG)


De 13 a 16, das 14 às 18h, no Sesc de Santo Amaro. Vagas: 30. A oficina é voltada para artistas, estudantes e profissionais de produção e gestão cultural, com ênfase no setor das artes cênicas. Vagas: 30.
O objetivo é transmitir informações e conhecimentos fundamentais à realização de projetos e à gestão de grupos teatrais e entidades culturais, incluindo as relações dos produtores e gestores culturais com os artistas, o Poder Público, a iniciativa privada e o público. Visa provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a racionalização de procedimentos, em busca de resultados mais efetivos e uma maior qualidade nas ações desenvolvidas, incluindo regras fundamentais para abordagem das empresas em busca de patrocínio, além da reflexão sobre a manutenção e a sustentabilidade de grupos e espaços culturais.

Romulo Avelar é administrador, produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso (RJ) e, na área pública, atuou como Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Nos últimos anos, tem ministrado cursos nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural pelo Brasil. Atualmente trabalha como Assessor de Planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco (MG). Lançou recentemente o livro “O Avesso da Cena: Notas Sobre Produção e Gestão Cultural”, que terá um lançamento no Recife, dentro do XVI Janeiro de Grandes Espetáculos.

Iniciação à Interpretação (José Pimentel)

Para estreantes nas artes cênicas, a partir dos 14 anos. Vagas: 30. De 11 a 15 e de 18 a 22, das 14 às 17h, no Teatro Armazém (Bairro do Recife), com apresentação de conclusão no último dia, às 19h.
Serão abordados elementos da história do teatro no mundo, exercícios de desinibição e improvisação, técnica vocal, expressão corporal e dublagem, além da encenação de pequenos textos dramáticos ou cômicos.

José Pimentel é ator, diretor, dramaturgo, iluminador, professor e jornalista. Em seu extenso curriculum na direção, constam montagens grandiosas ao ar livre, como a Paixão de Cristo do Recife – em 2010, ele comemora 33 anos no papel de Jesus Cristo, um recorde absoluto no Brasil: o ator que há mais tempo vive a mesma personagem no teatro –, Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, O Calvário de Frei Caneca, Jesus e o Natal e Batalha dos Guararapes, além de encenações de sucesso para o palco à italiana, como Calígula, Foi Bom, Meu Bem?, Besame Mucho, A Aurora da Minha Vida e O Boca de Ouro.

Taller de Creación – Oficina de Criação em Dança Contemporânea (Asier Zabaleta/Espanha)

De 15 a 18, de 10 às 14h, na sala de dança do Teatro de Santa Isabel. Vagas: 20. Para bailarinos e atores com alguma experiência de trabalho corporal. O objetivo é experimentar, através de improvisações, “não só corpos, mas o indivíduo, o sujeito social que transporta ao terreno cênico – com ferramentas como o olhar e a palavra – sua bagagem, sua cultura e seus ideais”.

O intérprete-criador Asier Zabaleta nasceu em Ezkio (País Vasco). Desde 1994 integra as companhias Arteszana, Adeshoras, Companhia de Vicente Sáenz, Hojarasca, Q-ro y cia. y Mascarada. De 1999 até 2004 fez parte da companhia suíça, Alias, estabelecida em Genebra, com a qual tem participado na criação de obras de dança-teatro e vários projetos paralelos como filmes, exposições e improvisações públicas. Como intérprete e coreógrafo, destaque para “DANADA” (1998), ”Belaki efektua” (1999), ”EGO” (2003), vencedora do primeiro prêmio de solos do festival 10MASDANZA, de Gran Canaria, “EGO-tik” (2004 – que será visto no XVI Janeiro de Grandes Espetáculos), “Babia” (2005), “LOOK”, “Pa Qué Tocas” (2006) e “Interperie” (2007), entre outros. Em abril deste ano, veio ao Brasil pela primeira vez.

Maiores informações: Leidson Ferraz 3222 0025 / 9292 1316 ou na APACEPE 3082 2830.

Nenhum comentário:

Postar um comentário