terça-feira, 30 de novembro de 2010

BICHO DE LIXO



Antonino Oliveira Júnior

Passa o ônibus,
Passa a moto,
Passa o carro;
Levanta o vidro,
Põe o capacete,
Liga o ar...

Ninguém agüenta
Da sociedade o escarro

Que fede,
Que tem doenças,
Que tá podre,
Que faz podre;

Tem urubu, tem cachorro,
Tem o outro
Que fala, que chora, que sente...

Acelera...tá na hora...
Na igreja
Quro a hóstia, quero o pão,
Quero a bênção
Do Pai que padece,
Do Pai que é pai de todos nós...
De todos nós, de todos nós...
De todos nós? De todos nós???

Então pára o carro,
Desce o vidro, estende a mão
E não ignora, porra,
Que é teu irmão
Que tá no lixo
Feito bicho...

Amém! Aleluia! Que assim seja!


*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.

GIL VICENTE - OBRA MOVIDA PELO DESENCANTO PESSOAL



Tela do artista plástico Gil Vicente, que dividiu opiniões e expôs o seu desencanto pessoal com as famosas "celebridades" religiosas e políticas. Foi um ponto diferente e diferenciado na Bienal de São Paulo.

Nesta tela, ele aparece ameaçando o Papa.

AULAS GRÁTIS DE PESQUISA EM DANÇAS



Lígia Tourinho foto: Juliana Hilal

Já estão abertas as inscrições para interessados em participar, gratuitamente, das aulas de pesquisa em dança que serão ministradas pela professora Doutora da UFRJ Lígia Tourinho (foto em anexo) no “Curso Acupe – Formação do Intérprete-Pesquisador em Dança”, de 13 a 18 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes (Av. Beira Mar, 990, Piedade – Jaboatão dos Guararapes. Tel. 3424 8704). São dez vagas gratuitas, mas é preciso entregar carta de intenção e breve curriculum para a seleção no local. A iniciativa é do Acupe Grupo de Dança, através do incentivo do Funcultura. Maiores informações: 9145 7259 (com Paulo Henrique Ferreira) ou acupegrupodedanca@gmail.com

Lígia Tourinho é professora dos cursos de Bacharelado em Dança, Licenciatura em Dança e teoria da dança da UFRJ e coordenadora do Grupo de Pesquisa em dramaturgias do Corpo da UFRJ. Nas aulas, ela pretende dar uma introdução aos principais conceitos de metodologia de pesquisa e pesquisa em dança; apresentar alguns conceitos sobre processo de criação e ilustrar com relatos e videos de artistas contemporâneos; além de estimular a produção de reflexões por escrito sobre os processos vividos nas aulas e sobre os processos de pesquisa individuais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SHOPPING COSTA DOURADA - UM ANO DE CONQUISTAS


Antonino Oliveira Júnior

O dia 26 de Novembro, sexta-feira passada, marcou o primeiro aniversário do Shopping Costa Dourada, erguido e funcionando na PE-60, Cabo de Santo Agostinho. Nessa data, o Shopping completou um ano de inaugurado, um ano da conquista definitiva dos objetivos perseguidos desde o primeiro momento de surgimento da idéia e da disposição de colocá-la em prática.

É motivo de orgulho para os cabenses e para a região. O maior empreendimento privado que se tem notícia no Cabo de Santo Agostinho e nos municípios vizinhos. O Costa Dourada gera empregos, renda e traz divisas para o município, ainda que tenha que matar um leão bravo diariamente. É um Grupo que soube resistir aos obstáculos naturais e aos que "foram colocados" para impedir sua realização. E vencer foi apenas uma questão de tempo.

Somente quem se aproxima, quem chega ao cerne do funcionamento da engrenagem, é capaz de perceber a força daquele Grupo Empresarial, como eu. Sou, hoje, uma testemunha de ver e vivenciar o dia-a-dia de empreendimento tão importante e tão decisivo para consolidar o desenvolvimento da região.

Parabéns à diretoria, aos funcionários e a todos os que, mesmo não tão próximos, aprendem a cada dia, a amar o Shopping Costa Dourada, o Shopping da gente, o Shopping daqui.

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO




Diz-se que o homem não deve ter orgulho, mas como podemos deixar de nos orgulhar do crescimento, das realizações, das mudanças, e tantos outros predicados e atributos de meus amigos de infância? Sim, sinto-me orgulhoso de você Tuninho, ao ler seu Blog o meu coração saltitou de alegria, minha mente voltou à época de seu pai quando se formava uma roda na sua casa e ele nos presenteava com grandes ensinamentos. Me serviu, te serviu e serviu para todos que buscam o aprendizado. Parabéns, Deus continue a te abençoar.

José Farias de Figueiredo - Advogado e Pastor Evangélico - Itaiatuba - São Paulo

O PRIMEIRO BEIJO


Clarice Lispector

Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.
- Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar? Ele foi simples:

- Sim, já beijei antes uma mulher.

- Quem era ela? perguntou com dor.

Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.

O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir - era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.

E mesmo a sede começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor, rir, gritar, pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca.

E nem sombra de água. O jeito era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca ardente engulia-a lentamente, outra vez e mais outra. Era morna, porém, a saliva, e não tirava a sede. Uma sede enorme maior do que ele próprio, que lhe tomava agora o corpo todo.

A brisa fina, antes tão boa, agora ao sol do meio dia tornara-se quente e árida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava.

E se fechasse as narinas e respirasse um pouco menos daquele vento de deserto? Tentou por instantes mas logo sufocava. O jeito era mesmo esperar, esperar. Talvez minutos apenas, enquanto sua sede era de anos.

Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando.

O instinto animal dentro dele não errara: na curva inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de onde brotava num filete a água sonhada. O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente ao orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga. Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar. Agora podia abrir os olhos.

Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água. Lembrou-se de que realmente ao primeiro gole sentira nos lábios um contato gélido, mais frio do que a água.

E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra.

Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia intrigado: mas não é de uma mulher que sai o líquido vivificador, o líquido germinador da vida... Olhou a estátua nua.

Ele a havia beijado.

Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva. Deu um passo para trás ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido.

Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil.

Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele...

Ele se tornara homem.

OPINIÃO




Antonino,
teu Blog está transcendental.

Katharina Souza - Bela. em Ciências Biológicas e mãe de Maria.

INCONFESSO DESEJO



Carlos Drummond de Andrade

Queria ter coragem
Para falar deste segredo
Queria poder declarar ao mundo
Este amor
Não me falta vontade
Não me falta desejo
Você é minha vontade
Meu maior desejo
Queria poder gritar
Esta loucura saudável
Que é estar em teus braços
Perdido pelos teus beijos
Sentindo-me louco de desejo
Queria recitar versos
Cantar aos quatros ventos
As palavras que brotam
Você é a inspiração
Minha motivação
Queria falar dos sonhos
Dizer os meus secretos desejos
Que é largar tudo
Para viver com você
Este inconfesso desejo

OPINIÃO


Querido Antonino,
quero parabenizá-lo pelo aniversário do BLOG e agradecer por você manter este espaço democrático, que vem a ser um grande instrumento para divulgação da nossa arte e dos nossos artistas.

Um grande abraço!

Luiz de Lima Navarro - Dramaturgo, ator e membro da Academia Cabense de Letras.

UM CANTO EM SURDINA

Gabriel Dourado

Cidade de minha infância,
Dos meus sonhos de rapaz,
Dos meus primeiros amores
-dize-me agora,
Aonde vais?

Cidade quase sem ruas,
Apertadinhas demais,
Cidade das boemias,
Dos verdes canaviais
(como aquelas...nunca mais!)

Terra do meu romantismo,
Dos engenhos patriarcais,
Do São João de seu Zumba,
Das loas de Inácio Pais,
Das glosas de Mergulhão,
Chico Taboca e Caju,
De seu “Vigário sem crôa”,
Dos coqueiros de Gaibu.

Cidade das serenatas,
Das cantigas ao luar,
Cidade de tanta história
Sem nenhuma prá contar...

Cidade da minha infância,
Dos verdes canaviais
-Minha cidade querida,
Dize-me agora,
Aonde vais?

*Gabriel Dourado é um dos patronos da Academia Cabense de Letras.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

POR QUE VOCÊ NÃO QUER MAIS IR À IGREJA?



Erivaldo Alves

Passagem bíblica relacionada: João 6.66-71(Quando Jesus é abandonado por muitos seguidores por ter dito o que eles precisavam ouvir).

 Igreja: Lugar de culpa e cicatrizes
 Jesus não entraria em muitas igrejas dos dias de hoje
 Impressão: Quanto mais se faz por Deus, mais ele se afasta...
 Falta tempo para pensar em face das ocupações.
 Como pode um cristão ser tão ativo na igreja e ser tão vazio?
 Isso aconteceu também na Igreja do primeiro século – Éfeso

A teologia dos cristãos de Éfeso era impecável (Apocalipse 2.1-7):

Conheciam a verdade com tal precisão que eram capazes de identificar o erro como uma mosca na tigela de sopa a centenas de passos; não tinham medo de enfrentar os que se punham à frente no ministério para descobrir quem estava falando a verdade e quem estava fabricando uma mensagem apenas para promover-se; a resistência deles numa época de sofrimento não perdeu para nenhuma outra em toda a cristandade; quanto mais enfrentavam sofrimento, mais fortes se sentiam, e nunca se queixavam quando eram atacados; apesar de tudo isso, Jesus estava insatisfeito com eles por terem abandonado o primeiro amor.
É possível alguém concentrar-se de tal maneira no trabalho para Jesus que acabe perdendo de vista quem realmente ele é. A missão de Jesus era nos convidar para o amor, para a relação com Deus Pai descrita por ele.

MAS O QUE FIZEMOS?

Transformamos a mensagem fundamental de amor em uma instituição, em poder, em trabalho, em culpa, em conformismo e manipulação. Tudo isso soterrou o verdadeiro amor.

 Em Éfeso, a igreja estava formando falsos professores;
 Na Galácia, conseguiu que todos observassem os rituais do Antigo Testamento;
 Atualmente vem convencendo as pessoas a cooperarem com seus programas financeiros sem perceber quanto essas práticas as distanciam da vida com Deus.

A consequência disso é:
Crente entediados e desiludidos, repetindo gestos e rituais vazios da vida do Pai.

Questões levantadas
1. Onde perdemos o elo com o cristianismo primitivo?
2. Como viver hoje do jeito que Jesus ensinou?
3. Cristo sim, igreja não seria a alternativa?
4. E como separar emoção de fé? Experiência real com ilusão?

E ESSA EDUCAÇÃO CRISTÃ?
Por que será que 90% das crianças que se criam na escola bíblica dominical abandonam a congregação quando saem da casa dos pais?
 Seria em função dos pecados permitidos? Mentira, julgamento, fofoca...
 Pecados proibidos? Que geralmente estão relacionados a pecados sexuais.

O desafio da convivência cristã saudável

Criar ambiente capaz de permitir transparência onde não apenas os pecados aceitáveis são compartilhados, mas também os pecados cabeludos. Nesse ambiente não se vive em função de recompensas, mas comunhão com o altíssimo e seus filhos, nossos irmãos. Aqui, se caminha em direção a Deus e conseqüentemente para longe do pecado.

Após um período de convivência no seio da igreja, vem à tona o que cada pessoa tem de pior. Isso é igreja. Não se deve perder de vista que as pessoas são mais importantes que a instituição e os programas.

Os próximos e os distantes

Damos o nosso carinho apenas a quem atende aos nossos interesses e o negamos aos que não o fazem. Isso acaba não tendo absolutamente nada com Deus.


O problema da igreja

Mútua acomodação de necessidades individuais; todo mundo precisa de alguma coisa dela; alguns precisam liderar; outros precisam ser liderados; há quem deseje ensinar; outros se contentam em ser platéia; a igreja termina sendo um grupo de pessoas que precisa proteger seu próprio território.

Acontece com certa freqüência pessoas que transformam seus próprios pecados numa acusação contra os outros. QUANDO SE CAVA O PRÓPRIO BURACO É PRECISO JOGAR A TERRA EM ALGUÉM.

A busca por aprovação e reconhecimento tem tirado a autoridade da igreja nos dias atuais. Em nada se parece com a igreja do primeiro século, que alem de não ter reconhecimento das autoridades, era perseguida. É sempre possível e fácil freqüentar um culto tradicional, com seus cantos e rituais, e depois ir para casa, sem nunca ter que se abrir a respeito da própria vida e demonstrar interesse pela jornada de outras pessoas. O que se percebe freqüentemente é uma encenação bem planejada com pouquíssima ligação afetiva entre os fiéis.

*Erivaldo Alves é Pastor da Igreja Batista da Cohab e membro da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO


PARABÉNS!!! FELICIDADES!!! AO BLOG DE ANTONINO

Subitamente, em meio a um estado de torpor literário, surge esse tsunami das letras, Antonino Jr, o qual vem com o seu Blog que agora completa um ano de bons serviços, a movimentar e dar um ânimo especial a toda comunidade cabense, intrínseca nessa inclinação e impregnada com o aroma telúrico da sensação virtuosa do saber.

E vejo sua objetividade como tão bem descreveu Alberto Viegas: (...) Quando decido meter mãos a um empreendimento, não gosto de me acomodar na sua periferia. Só me sinto, realmente, satisfeito quando atinjo o cerne do tema… Sinceramente sinto até um certo conforto nisso e considero-me realizado com os livros que escrevi.” O

Antonino Jr que conhecemos nas ladeiras do Cabo, que percebe com profundidade a nossa história e vibra com o avanço racional da cidade é o mesmo que agora brinca com as palavras e anuncia a quebra de velhos paradigmas na Academia Cabense de Letras e na Loja Maçônica Alvorada da Paz nº 10.

E o seu paradoxo está justamente como bem descreveu Fernando Sabino: “Quando me sento para escrever, desde menino até hoje, sou um principiante. Vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente prá ficar sabendo. E que só eu posso me dizer, mais ninguém.”

Parabéns ao Blog de Antonino!!! E que essa primavera possa ser abençoada com a forte energia visionária dos revolucionários filhos do Vale do Pirapama. Muito obrigado por sua inestimável contribuição à nossa cidade e à nossa cultura!

João Sávio Sampaio Saraiva – Médico e membro da Academia Cabense de Letras.

25 ANOS DE ARTE



O SHOPPING COSTA DOURADA recebe, a partir de hoje, a Exposição do artista Plástico LUZARCUS, que completa 25 anos de arte. A abertura acontece nesta noite, a partir das 20 horas e é previsto que um grande público pretigie a exposição de Luzarcus.

OPINIÃO


1 ano do Blog do Antonino
O que são 365 dias para o poeta?
Não sei! Só sei que são 365 dias de contribuição para nossa população,
preenchendo todas as manhãs as lacunas do nosso lado cultural.
Resgatando o que temos de melhor em nossa história.
Que seja duradouro, é o que nossa cidade necessita!

Nadja Nascimento – Pedagoga

OPINIÃO

Caro amigo e parceiro Antonino Júnior. Sinto-me lisonjeado em poder falar desse seu trabalho, que além de alimentar nossa mente com cultura literária e artigos diversos, externa seu potencial ativo no coração.
Quero dizer, particularmente, que sou seu amigo incondicional, embora não tenhamos tempo para discutir sobre nossos projetos. Entretanto, gozo da tecnologia para saciar-me das suas obras, que me aproximam muito do seu ser.
Mais uma vez meus parabéns pelo projeto do Blog e obrigado por me tornar cada vez mais seu fã.

Abraços, Batista Neto - Jornal Gazeta Popular.

MANDACARU



Benedito da Cunha Melo

Vejo-te sempre às margens dos caminhos
ou nas caatingas secas; à adustão
do sol exposto, expostos aos redemoinhos,
mandacaru bravio do sertão!

Em ti não fazem festa os passarinhos...
como os teus cardos agressivos são!
Mandacaru, conheço-te os espinhos!
já uma vez tu me feriste a mão.

Ferido, embora, não te amaldiçôo...
acostumei-me à dor, e é comovido
e quase com prazer que te perdôo.

Pois, na vida - esse agreste de aflição,
quantos mandacarus me têm ferido,
Mandacaru bravio do sertão!?

(do Livro Versos Diversos / 1948)

OPINIÃO

Um ano de dedicação e trabalho constante, em mostrar e informar a verdade de um Blog atualizadíssimo. Despertando nos seres humanos, a arte e a cultura em um meio de comunicação tão rápido e eficaz que é a internet. Este Blog, tem vida e luz própria, porque, o seu autor , faz refletir a sua grandeza de alma e cultura, em informar, incentivar e estimular em nosso "ego", o despertar para a prática em fazer fazendo em prol de nossa cultura.

André Luiz Lima - Professor.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O BICHO


Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio,

Catando comida entre os detritos.



Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.



O bicho não era um cão.

Não era um gato.

Não era um rato.



O bicho, meu Deus, era um homem.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/9839/1/O-Poema-O-Bicho/pagina1.html#ixzz16LosvDLK

OPINIÃO

Tuninho.

Sou suspeito para falar de vc , pois a nossa relação vem de bem antes da gente nascer. Nossas famílias sempre tiveram uma aproximação fraterna e de respeito mútuo, haja vista que seu Pai era padrinho do meu pai, por aí se tira a relação. Quanto ao Blog, confesso que é um prazer diário visiitá-lo, pois encontro nele uma maneira inteligente de me abastecer de conteúdos diversos, mais precisamente relacionado a cultura, que é sem sombra de dúvida o foco principal. A Cena virtual inteligente do Cabo de Santo Agostinho tem hoje duas fases, uma antes e outra depois do Blog de Antonino. Não saio de casa sem ele. Parabéns amigo.

Ramon Jr. – Produtor cultural e músico

O SORRISO


José Saramago

Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos.

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exactamente, o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem.

Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso.

O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contracções musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu? E contudo era um sorris

*José Saramago - Prêmio Nobel de Literatura

OPINIÃO


Tuninho,
seu blog cumpre relevante papel na difusão, diversificada, da literatura. Demonstra também sua incrível capacidade de comunicação.

Ivan Marinho – Artista plástico, poeta e membro da Academia Cabense de Letras

UM CORPO QUE CAI


Alberto da Cunha Melo

Tal se tocasse a extremidade
do cabelo de estranha moça
o homem semeado tocou
naquele fio com muito medo.

Segurando-o, pôs-se a puxá-lo
de novelo, com a tirar
uma veia do grande órgão
que emurchecia pouco a pouco

(o coração). Mas preferiu
seguir de costas com seu fio
e contemplar o seu tamanho


e ver extinto o seu começo.


Davá-nos assim esse aspecto
de quem procura levantar
à distância, por trás das casas,
uma pandorga que caíra.

E só ele caíra — o chão
fez-se macio como o ar
e o mais souberam, tão somente,
a carne solta e o sangue em festa.


Do livro: Poemas Anteriores (1989)

OPINIÃO


Quem admira as manifestações da cultura, seja na literatura ou nas artes nacionais, sobretudo valorizando as produções locais e regionais não pode deixar de acessar o blog do nosso amigo Antonino.

Miguel Sales
Promotor de justiça aposentado

CHOPP


Carlos Pena Fiho

Na avenida Guararapes,
o Recife vai marchando.
O bairro de Santo Antonio,
tanto se foi transformando
que, agora, às cinco da tarde,
mais se assemelha a um festim,
nas mesas do Bar Savoy,
o refrão tem sido assim:

São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.

Ah, mas se a gente pudesse
fazer o que tem vontade:
espiar o banho de uma,
a outra amar pela metade
e daquela que é mais linda
quebrar a rija vaidade.
Mas como a gente não pode
fazer o que tem vontade,
o jeito é mudar a vida
num diabólico festim.
Por isso no Bar Savoy,
o refrão é sempre assim:

São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados

Carlos Pena Filho

(1929-1960)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MENSAGEIRA DAS VIOLETAS


Antonino Oliveira Júnior
(para Florbela Espanca)

Ó, construtora de versos e rimas,
Flor bela que espalha lirismo
E espanca meu ser com poesias,
Conquista-me
Com a força das tuas palavras,
Envolve-me com teus mistérios
E desbrava os sertões
Dos tempos que me separam de ti.

Estendo mãos e coração para além-mar,
Na espera inconseqüente
De encontrar-te em ventos, em chuva,
Em raios que doiram tua imagem,
Para alcançar-te, quem sabe,
Na esperança vã de te impedir o gesto
Que te levou como corpo
E te deixou em forma de versos...

E não és, sequer, a razão do meu viver...

Ó construtora de versos e rimas,
Flor bela que espalha lirismo
E espanca meu ser com poesias!

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO



BLOG DE ANTONINO : 1 ano de jornalismo e literatura no Cabo de Santo Agostinho
Informações sobre a vida cultural do município do Cabo de Santo Agostinho (PE), região metropolitana do Grande Recife, poemas de autores locais e pernambucanos em geral, poemas e a prosa diversificada do poeta e dramaturgo cabense Antonino Junior,são a tônica do BLOG DE ANTONINO (http://antoninojr.blogspot.com) que, nesta penúltima semana de novembro (do dia 23 ao dia 26) festeja 1(um) ano de atividade.

Antonino cria, todos os dias, o milagre da comunicação cultural na sua terra, a querida e histórica pátria de Celina de Holanda, Barreto Junior, dos seus criativos irmãos - Roberto Menezes, Douglas Menezes -, do seu companheiro de geração, poeta Natanael Lima Junior, e de Joel Marcos e Ivan Marinho, entre outros.

Atuante, como o seu criador, o BLOG DE ANTONINO, com certeza, terá vida longa : o tempo do futuro do Cabo de Santo Agostinho.

Juareiz Correya - Poeta
Recife

REVOLTADO


Filarmônica XV de Novembro Cabense (1927) - Theo Silva é o segundo, em pé, da esquerda para a direita. Um mulato adolescente.

REVOLTADO
Theo Silva
(1941)

Olhando a vida, indiferente a tudo,
Eu vou viver d’agora por diante,
Como um cipreste solitário e mudo
À margem de um riacho soluçante.

Como um grito perdido, bem distante,
Perdido na amplidão do mundo afora,
Eu quero ser de tudo ignorante
E em nada mais acreditar agora.

Viver assim com toda indiferença.
Um pálido sorriso de descrença
Para quem me falar em piedade.

Pois se a vitória da vida é o desdém,
Esse punhal eu saberei também
Cravar no coração da humanidade.

*Theo Silva é um dos Patronos da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO


Caro poeta e Acadêmico Antonino Jr,

Parabéns pelo primeiro ano do blog. Foi graças à sua iniciativa, em 2009, que a cultura e especificamente a produção literária da nossa cidade e da região voltou a ser valorizada e divulgada através desse importante espaço. Seu blog, inclusive, é hoje um dos poucos que se dedicam a divulgação desses temas. Esta trilha foi aberta por você. Parabéns!

Natanael Lima Jr, Poeta e membro da Academia Cabense de Letras

RETORNO


Celina de Holanda

Este chão é pausa.
Dêem-me a infância
para que eu retorne
reencontre meu chão,
seu verde, seus marcos,
seu barro plasmável.

Quero saber de novo
de terreiros limpos
com vassouras verdes

do tempo correndo
branco como um rio,
carregando as roupas
qual nuvens mais alvas.

Massapê das margens,
sapatos de lama,
toalhas de vento
e o regresso limpo,
lento como a tarde.

*Celina de Holanda é a Petrona da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO

É com prazer e felicidade que leio seu blog. Sempre tem algo para refletir, os artigos, os vídeos saudosos de imensa beleza e as poesias, sim as poesias.
É dessa parte que mais gosto, leio, leio até chegar ao limite da compreensão e percebo a alma do poeta; aí então ela me escapa.
As informações sobre cultura em Jaboatão, Cabo e Recife são atualizadas. As homenagens dos que já se foram e dos que ainda aqui estão. Vc não deixa escapar nada. Obrigada e parabéns, querido, por nos permitir sentir tal prazer na leitura do seu blog. Continue nos dando esse presente que é feito com amor e carinho como se apronta um filho para passear.

Um abraço carinhoso,
Márcia Loureiro - Psicóloga
Piedade - Jaboatão dos Guararapes

A RUA E ELE


Douglas Menezes*

A cidade dorme com ele. A marquise é o teto que a vida negou. Nevoenta a madrugada cabense. A cidade, já cosmopolita, silencia junto à chuva fina. Tão silenciosa quanto as pessoas fechando os olhos e ouvidos para aquele corpo encolhido sob papelões rasgados. Rasgada a roupa. Rasgada a carne pela violência mal disfarçada. Ao lado, a garrafa alimentando a ilusão. Solvente, cola, sei lá o quê, entorpecendo o sofrimento. Talvez sonhe com uma coisa que não virá. Talvez sonhe com um futuro nunca a realizar-se. Talvez nem chegue ao presente, tirado da vida assim, ao acaso. Ou ao sabor da crueldade planejada.

Nem dez anos, ele. Tenra idade, maduro precocemente. Horas depois,a rotina. Zanzando, furtando, gritando, rindo, chorando, cantando, existindo e morrendo, quem sabe.

Nome não tem. Só apelidos, desde que surgiu no mundo. Ele não nasce, surge: ventola, maromba, pivete, cacimba, negão. Vez por outra, um gesto de compaixão: um pão mal-dormido, igual a ele. No mais, o ódio pela maldade plantada, latente. Não teve tempo de ser bom. O cotidiano impondo-se monótono, todo dia igual. Talvez uma arma na mão, posta como um amuleto às avessas, selando seu destino. A antítese matar ou morrer passaria a evidenciar os passos da sua vida.

Um leve movimento indica a manhã próxima. Sair cedo é preciso. A claridade um aviso, não muito tempo pode passar ali. A manhã chega. A existência dele,no entanto, é noite. Uma arma na mão, talvez. A perversidade que não pôde nunca expressar ternura.

A cidade acorda. É linda a cidade acordando, com os pregões e os operários barulhentos. Envergonha-me observar o pequeno corpo ainda estendido sob o cimento, seu lar. Daqui a pouco, escorraçado, aumentará a legião de miúdos viventes, invisíveis para uma sociedade que olha, mas, insensível e hipócrita, desumana até, insiste em não ver.

*Douglas Menezes é membro da Academia Cabense de Letras.
Junho de 2008 .

OPINIÃO



SOBRE O BLOG DE ANTONINO

A informação digital talvez nunca substitua a impressa, mas certamente tomará proporções inimagináveis nos dias atuais. O Blog de Antonino é mais um ensaio da força que a internet demonstra. Ao simples toque num mouse podemos escolher o que há de melhor, mais instrutivo e acolhedor. Ao acordar a cada dia, clico para saber um pouco mais sobre a minha cidade e nossa gente, e lá, acabo também encontrando gente de outras terras, com tão belas poesias, pensamentos, histórias e reflexões e, assim sigo leve como quem acaba de tomar um drinque de felicidade para encarar a vida com paz e harmonia. Parabéns pelo primeiro aniversário.

Jairo Lima – Membro da Academia Cabense de Letras.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

OS DOIS TEMPOS DA CIDADE


Antonino Oliveira Júnior

Estou em pé, bem em frente à Igreja matriz. O olhar fixo rumo à estação ferroviária observa o burburinho enlouquecedor de pessoas, carros e motos, em idas e vindas que mais lembram trilhas de formigas a carregarem seus fardos de sobrevivência. Era a antiga rua Antonio de Souza Leão, hoje entregue ao comércio. A rua de seu Alcides, seu Claudino, seu Zequinha da Modelo, de seu João Lopes, do bar de Leo. Ninguém conhece mais ninguém. Ninguém consegue parar. Conversar, nem pensar...mas, ali, eu passava devagar, com meus amigos, vindo do Luisa Guerra e depois do Santo Agostinho...ruas vazias, quietas. As pessoas formigas continuam subindo e descendo. Viro um pouco o corpo e a rua da matriz e a mesma agonia, o burburinho do desce e sobe, dos locutores das lojas. A rua de seu Catarino, de João Sibiu, da farmácia de seu Chico, seu Joel Alfaiate, a rua de seu Pipiu, seu Duca, de dona Cecita, a casa de seu Tune, de seu Figueiredo, a rua de tanta gente...tá lá um corpo estendido, crivado de balas, a moça que apanha do “seu amor” madrugada a dentro, aos gritos, na minha rua, a rua do garrafão, do barra-bandeira, do cine Santo Antonio, nossa diversão maior...

O burburinho continua, ninguém sabe quem é ninguém e eu, em pé, olhando o cenário, ora virado para a estação ora virado para a igreja de Santo Amaro. Aquela mesma rua que foi a passarela dos poemas de Theo Silva e de Zeca Plech, as noitadas de Epitácio Pessoa, as serestas, os desfiles ingênuos do sete de setembro. A minha rua, com um corpo jovem estendido no chão, fuzilado. É só um jovem dos muitos sem assistência, sem lazer, sem horizontes, presa fácil das drogas, destino das balas. A mesma rua do eu menino, com meus amigos, sem medos, sem traumas. Olhei novamente para tudo e senti saudade de mim.

Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.

OPINIÃO


"Do município do Cabo de Santo Agostinho, Antonino Júnior posta em seu mais do que cultural Blog, notícias sobre teatro, dança, literatura, poesia, artes plásticas, música, curiosidades, gente. Com o olho no mundo e dando especial atenção para a produção pernambucana, nos mantemos informados sobre o que tantos artistas têm feito, pensado, discutido, compartilhado. Salve o Cabo de Santo Agostinho, seu inquieto articulador cultural e o Blog do Antonino! Evoé!"

Abração,
Leidson Ferraz
Ator, jornalista e pesquisador teatral (Recife/PE)

APELOS AOS HUMANOS


D. Hélder Câmara

AOS JOVENS

Vocês são a esperança do amanhã. O terceiro milénio é de vocês. Há ainda muita miséria no mundo. É preciso que vocês trabalhem sem cessar, em favor da partilha e não da competitividade, seja esta a regra de sua vida. Sem partilha (partilha dos bens, das riquezas, do trabalho, do tempo livre, do saber, do saber fazer) não haverá justiça nem felicidade para todos. E, sobretudo os mais fracos, os mais pobres, os menos dotados sofrerão mais. Engajem-se vocês que são jovens! Trabalhem sem cessar! Sejam competentes em sua profissão... Lavrador ou motorista, advogado ou médico, vocês serão ouvidos somente se forem reconhecidos competentes. Mas não esqueçam a regra de toda paz, de toda justiça, de toda solidariedade: servir e fazer que sejam servidos, primeiro e em todo lugar, os mais pobres...

AOS POLÍTICOS

A mundialização é a realidade de hoje. O mundo se tornou uma "pequena aldeia global" onde somos condenados a conhecer tudo, onde o que acontece num canto do mundo tem consequências em todo canto. Mas em lugar de facilitar o encontro entre as pessoas por maior justiça para todos, a mundialização, até o momento, tem aumentado a divisão, cria novos conflitos e a miséria se instala em toda parte, inclusive nos países ricos e industrializados. Ricos sempre mais ricos, pobres sempre mais miseráveis.

Isso não pode continuar. Não é justo! Não é humano!

Ajudem a organizar o mundo de forma diferente. Na partilha e não na competitividade. Na solidariedade, não na busca incessante de interesse de uma minoria de privilegiados.

Lembrem-se: a beleza de uma cidade não está na beleza de seus teatros, na grandeza de seus estádios, de seus jardins, de seus monumentos, no esplendor de sua catedral... A beleza de uma cidade se realiza quando todo mundo tem uma casa digna de ser habitada por pessoas humanas, quando há água potável para todos, a saúde garantida para todos, a possibilidade de frequentar a escola para todos, a possibilidade do lazer para todos, para que o desabrochar da dignidade de cada um possa tornar-se uma realidade viva e completa.

Não fiquem fechados em seus confortáveis escritórios ou nas mansões de suas cidades... visitem as pessoas onde elas estão, onde vivem, onde sofrem, nas favelas, nos bairros populares da América Latina, na África e na Ásia.

À IGREJA

O terceiro milénio se aproxima. A encarnação do Filho de Deus aconteceu há 2000 anos. Há ainda demasiada miséria no mundo, num mundo de riquezas! E, o que é grave e insuportável, é o fato de que a minoria dos privilegiados, os mais ricos, são, pelo menos na sua origem, cristãos.

O que fizemos com a mensagem de Cristo? De que maneira a multidão dos pobres, dos excluídos, dos marginalizados, dos sem-casa, dos sem-terra, dos sem-nada, pode acreditar que o Criador é o Pai que os ama, se nós, que nos dizemos cristãos, que temos mais, continuamos a deixar o prato deles vazio, embora nos declarando em favor da Paz e do Amor?

Não sejamos somente crentes... Sejamos ACREDITÁVEIS!
Assim o mundo será como uma Hóstia voltada para o Senhor, uma imensa Hóstia de ação de graças a Deus, na felicidade de todos os Humanos. Porque a felicidade dos Homens é a Glória de Deus.

Nós vivemos mais que 80 anos... Ainda há muito o que fazer para pôr ordem no mundo. Com as poucas forças que ainda nos restam, continuamos nosso combate à miséria, em todo lugar onde for possível: que seja junto com todos vocês!"

OPINIÃO


"O blog de Antonino vem comprovar a cada nova edição o quanto a célebre e antiga expressão de que “o estilo é o homem” se adequa não somente aos textos literários escritos em livros, mas ganha, com os gêneros aparecidos a partir dos novos suportes da internet, sentidos imprevistos. Isso tudo pra dizer que a simpatia tão gregária, generosa e afirmativa de Antonino tem como consequência direta um blog literário cheio de humanismo, e que vai além da mera característica de journal. É uma rede social em miniatura, com aquele “à vontade que é o da rede”, e que resulta mais do que numa troca de impressões entre amigos: cumpre uma função social. É opinativo e noticioso, como um jornal, naquela feição de seção “carta do leitor”, agora reinventada como um tipo de “carta do escritor”. O blog faz aniversário. Hora de festejar e desejar vida longa ao blog e ao seu criador, cheios de energia e de vibração a cada nova palavra e imagem que lança ao mundo".

Mário Hélio – Jornalista, poeta, escritor e membro da Academia Cabense de Letras

ADEUS (Ingratidão)


ADEUS (INGRATIDÃO)
Zeca Plech
A TÉO SILVA – O POETA DA CIDADE

Vais partir...vais trocar as carícias da terra
Em que viste o primeiro clarão do arrebol,
Por um Centro de vida e conforto, que encerra
Outro campo – confesso – ao teu pletro de escol.

Vais deixar esta paz por um Meio que aterra!...
Este calmo viver, por nefasto aranhol !
Pelo Glauco do mar, a verdura da serra
Onde o Cruzeiro abre os braços ao sol
Não verbero o teu passo. Altas causas terão,
Com certeza, influído em teu bom coração,
Transformando-te, assim, num segundo Israel.

Mas, Senhor! Que direi, no momento de azar,
Quando a trêmula voz da cidade indagar:
"saberás onde está meu gentil menestrel?”

*Zeca Plech é um dos Patronos da Academia Cabense de Letras

OPINIÃO



CARO ANTONINO

FOI UMA GRANDE INSPIRAÇÃO A CRIAÇÃO DO BLOG. A VALORIZAÇÃO DA CULTURA, O LEMBRETE PARA PERSONAGENS ESQUECIDAS DE NOSSA HISTÓRIA CULTURAL, O ENRIQUECIMENTO DE INFORMAÇÕES FAZ DO SEU BLOG, UM DOS MAIS IMPORTANTES QUE TEMOS NA BLOGOSFERA. É UMA FERRAMENTA DE EXTRAORDINÁRIA UTILIDADE NA CONSTRUÇÃO DESSE MUNDO MELHOR QUE DESEJAMOS.

PROSSIGA E QUE MUITOS OUTROS ANOS POSSAM CONHECER SEUS ESCRITOS E SUA MENSAGEM DE VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO, DO SEU FAZER, DO QUE ELE PRODUZ..

PARABENS

FREDERICO MENEZES. – Publicitário e membro da Academia Cabense de Letras.

PENSAMIENTO E OBSESIÓN


PENSAMIENTO E OBSESIÓN
Ronaldo Menezes*

Se el hombre pudiese contemplar
Lãs correntes sutiles Del pensamiento,
Reconoceria El espejo vivo a reflejar,
Em si mismo, El amor o El sufrimiento.

Cuando asimilamos ajenas sugestiones,
La Volundad es el botón determinante
Que define el reflejo imediato y semejante,
Acarreando, o no, lãs obsesiones.

Quien cultiva infecciosos pensamientos,
Compra enganos aflictivos y sufrimientos,
Absorbiendo, de outra alma, la sugestión.

Que impone brechas de sombra em nuestra alma,
El recuerdo amargo de nuestras propias culpas,
E, el regime, sutil, de la obsesión...

*Ronaldo Menezes é poeta e um dos fundadores do Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESPECIAL DO BLOG



A partir desta terça-feira, dia 23, até a sexta-feira, dia 26, estaremos publicando edições especiais de aniversário de primeiro ano de atividades do BLOG DE ANTONINO, uma espaço criado para seu um veículo de difusão e divulgação cultural, além de se prestar a ser um forum das discussões de temas ligados à arte e à cultura como um todo.

Publicaremos produções inéditas, mas, ao mesmo tempo, reprisaremos alguns artigos e poemas já publicados aqui ao longo desses doze meses, além de depoimentos de leitores e colaboradores.

Fizemos o possível para que o Blog fosse um espaço democrático, que pudesse fazer fluir as produções que normalmente não encontram muita facilidade de se utilizarem dos meios de divulgação convencionais.

Chegamos aos 900 acessos diários e acreditoque seja fruto da seriedade com que este Blog mantém suas atividades, cumprindo o seu papel junto aos que produzem e à população.

CURSO DE INTÉRPRETE-PESQUISADOR EM DANÇA



Foto: Hans Von Manteuffel

A partir de hoje, 22 de novembro, estão abertas as inscrições para interessados em participar, gratuitamente, das aulas de pesquisa em dança que serão ministradas pela professora Doutora da UFRJ Lígia Tourinho no “Curso Acupe – Formação do Intérprete-Pesquisador em Dança”, de 13 a 18 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes (Av. Beira Mar, 990, Piedade – Jaboatão dos Guararapes. Tel. 3424 8704). São dez vagas gratuitas, mas é preciso entregar carta de intenção e breve curriculum para a seleção. A iniciativa é do Acupe Grupo de Dança, através do incentivo do Funcultura. Maiores informações: 9145 7259 ou acupegrupodedanca@gmail.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LANÇAMENTO

BLOG COMPLETA UM ANO


O nosso Blog está completando um ano em atividade. O espaço foi criado para ser ocupado integralmente pela cultura e temos a certeza que o objetivo foi alcançado. Teatro, Literatura, Música, Circo, etc., ocuparam todos os espaços do Blog e se hoje chegamos a quase mil acessos diários, devemos, principalmente, aos seguimentos culturais que derramaram arte em nossas páginas.

Assim, na semana que vem, de 23 a 26 de novembro, estaremos publicando edições especiais do Blog de Antonino, incluindo as opiniões de leitores e colaborados.Qualquer depoimento acerca do Blog, deve ser encaminhado para o e-mail: antoninojr@hotmail.com

COCO DE PONTEZINHA



Mestre João de Goitá (na foto com o grande Zezinho de Valério)

Nesta sexta-feira à noite, o coco vai rolar solto na Feirinha Típica de Pontezinha, comunidade que abriga o famoso Coco de Pontezinha. O líder do grupo de cultura popular, João de Goitá, etará comandando seu pessoal durante o evento, que vai fazer o povo que frequenta a Feirinha dançar o coco a noite inteira.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COSTA DOURADA RECEBE PAPAI NOEL


Será neste domingo, dia 21, a chegada de papai Noel ao Cabo de Santo Agostinho. O evento vai acontecer no Shopping Costa Dourada, a partir das 16 horas. A criançada vai se divertir a valer e poderá tirar as tradicionais fotos com o "bom velhinho".

O Shopping Costa Dourada fica na PE-60, Cabo de Santo Agostinho.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IVAN MARINHO CONSOLIDA NOME NA LITERATURA PERNAMBUCANA



IVAN MARINHO, alagoano de nascimento e cidadão cabense por méritos, está cada vez mais consolidando seu nome no universo literário de Pernambuco. Ainda que tenha ganho concursos nacionais, é em Pernambuco que Ivan Marinho se afirma como um poeta de qualidade indiscutível, circulando seu nome nas rodas da elite poética do Estado.

Nestes dois anos alguns poemas de sua autoria foram contemplados em quatro coletâneas, duas a nivel nacional e duas no estado de Pernambuco.

Primeiro foi o poema Fragmento do Acaso que, após ser selecionado entre os vinte que comporiam a coletânea Solano Trindade do SINTEPE (Sindicato do Trabalhadores em educação de Pernambuco) no ano de 2009, foi selecionado também para Antologia di I Concurso de Poesia Amigos do Livro/ Flipoços (Poços de Caldas - SP) entre 3450 inscritos, figurando entre os quarenta.

Este ano, o poema PROFESSOR EM PERNAMBUCO ficou entre os selecionados para a coletânea do SINTEPE 2010 e os poemas Fragmento do Acaso, Alberto da Cunha Melo e Poesia IV compuseram a antologia PERNAMBUCO, TERRA DA POESIA da Carpe Diem Edições e Produções, organizada por Antônio Campos e Cláudia Cordeiro, Lançado na FLIPORTO 2010, onde se reune poemas de pernambucanos ou imigrantes fixados em Pernambuco desde o século XVI, como Bento Teixeira, de 1550. O livro tem 757 páginas e reune, entre outros, poetas como Carlos Pena Filho, Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Alberto da Cunha Melo, Jaci Bezerra, Marcus Accioly, Ângelo Monteiro... e o alagoano e cidadão cabense Ivan Marinho, que é membro da Academia Cabense de Letras.

POESIA IV foi um dos poemas laureados:

POESIA IV
Ivan Marinho

E se me disponho entre o azul e o tempo
É porque não a tenho e ainda procuro,
Contando dias, horas e minutos
Como quem marca a vida na parede.

Com braços abertos tu me aguardas
E teus olhos me fitam piedosos
E, no instante, dás-me a eternidade
E a certeza de que estás à frente.

Flores que te vestem de perfume.
Águas que derramam teus cabelos.
Passos incontáveis e a distância
Dos lábios abertos para mim.

Quanto mais desejo, menos quero:

Antinomia entre se ter ou ser
Pois, se tenho a ti, o vôo toma as asas
Mas, se sou teu, tu pousarás em mim
Tornando cinzas o que eram brasas.

ALECSANDRO: MÚSICA DE QUALIDADE NO MERCADÃO



O Cabo de Santo Agostinho recebe neste sábado, dia 20, a nata da MPB, no repertório de ALECSANDRO TERTO, que fará apresentação única no Mercadão, uma espécie de point da vida noturna da cidade.

O Show de Alecsandro e seu violão começa às 20 horas e será, com certeza, a grande pedida do fim-de-semana do Cabo de Santo Agostinho. Bom músico, cantor de voz segura, Alecsandro Terto trará um repertório formado pelo que há de melhor na MPB.
Vale a pena conferir.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

POEMA PARA UMA SAUDADE



Antonino Oliveira Júnior*

Quero-te, ainda,
como sempre o fiz;
busco na mente
o que as mãos não conseguem tocar,
fecho os olhos
para ver-te, enfim.
Fêz-se noite
nos caminhos que te levaram
e meu coração,
repleto de tua ausência,
choraminga lágrimas
de uma saudade intensa.

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.

O POETA NÃO MORREU; FOI A DOR


Paulo Cultura

Se um dia disserem que morri de dor
Não, não fui eu que morri;
Foi a dor que morreu.
A dor doeu tanto
Que não agüentou e morreu
E continuarei vivo
Vivo para sempre
Nos meus versos
Nos meus pensamentos
No sentimento de um dia
Ter tido coração...

“E meus passos continuaram a passear...”

Poemas que eu nunca fiz
Serão recitados por outros poetas
As brisas da praia
A roçar no copo que ficou sozinho
Sem cerveja, sem poeta.
Caiu da mesa vazio e quebrou
E o poeta partiu
Prá nunca mais voltar
Se deixou saudades
Se deixou versos por fazer...
Se deixou mulheres sem amar...
Não deixou a dor
Porque o poeta é tão imortal
Que matou a morte
E desencarnou a dor.

*Paulo Cultura é um dos Patronos da Academia Cabense de Letras.

Em 24/07/2002

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

2◦ FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE)



A Premiação dos vencedores da Grande Finalíssima será a seguinte:
1º colocado – R$ 2. 000,00 (dois mil reais) mais uma placa.
2º colocado – R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) mais uma placa.
3º colocado – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais uma placa.

A coordenação do concurso recomendará aos julgadores a observação dos seguintes critérios:
a) Cumprimento do tempo de apresentação de 4 minutos
b) Consistência das linguagens verbal e corporal
c) Performance do participante
d) Capacidade de comunicação com o público
As inscrições serão realizadas no período de 08 de novembro a 07 de Dezembro de 2010 na Secretaria de Cultura e Eventos, sito na Rua Comendador José Didier, nº 345, Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE. CEP 54.400-160, Fones: 3462.4440 ou pelo e-mail: premiosolano2010@hotmail.com
O local para a realização do 1º FESTIVAL JABOATANENSE DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA (PRÊMIO SOLANO TRINDADE 2010) será no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, com início marcado para às 19:00h, nos dias 08, 09, 10 e 12 de Dezembro de 2010, sendo a primeira e segunda e terceira classificatória nos dias 08, 09 e 10 de dezembro e no dia 12 de dezembro de 2010, às 19:00 horas, Grande Finalíssima no Palco da Festa de Iemanjá, em Barra de Jangada, tudo em Jaboatão dos Guararapes.

REALIZAÇÃO DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

ESPETÁCULO DA VIDA


Nadja Nascimento

A vida é mesmo fascinante, num belo dia nossos pais se preparam para nossa chegada e nós estreamos nesse mundo de forma triunfal, chamando a atenção de todos. Depois de algum tempo, lá estamos nós, se tivermos sorte, entrando pela porta da frente dos ônibus, exibindo nossa carteira de gratuidade. A questão é simples, porém crucial, o que estamos fazendo no intervalo entre nascer e envelhecer? Se pensarmos bem, o tempo é curto e só nos resta desempenhar bem o papel que nos foi designado pelo Criador, no espetáculo da vida. Oportunidades nos são dadas a todo o momento e não voltam, não tem reprise, muito menos “vale a pena viver de novo”, é na hora, abrem-se as cortinas e somos sem ensaio, levados ao centro do palco.

O mais cativante, é que nesse espetáculo podemos ser o que quisermos, sabendo que todo papel tem seus riscos, seus bônus e seus ônus, afinal atuamos sem dublês. Se lembrássemos que a remuneração pelo trabalho vem à jato, não espera o amanhã, nem o final do mês, que sabe não repensaríamos os personagens que assumimos no decorrer da vida? Se lembrássemos que dividimos a cena com centenas, milhares de outros colegas na arte de viver e que somos também responsáveis por cada um deles, quem sabe jamais aceitaríamos o papel de vilão?

Não dá para pensar nessas questões, quando o público levanta para aplaudir (ou não), quando as cortinas estão prestes a fechar-se, não temos segunda chance, não há uma trilogia. Temos o dever de reescrever, readaptar o script e fazermos sempre o melhor, como se todos os dias fossemos indicados e fortes candidatos a ganhadores do Oscar!

*Nadja Nascimento é Pedagoga


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

OLINDA - CAPITAL DA LITERATURA



Homenageando a escritora Clarice Lispector, começa hoje a FLIPORTO, que este ano acontece na cidade de Olinda. O evento, que conta com cerca de 40 escritores convidados (brasileiros e de outros países)e 23 mesas temáticas, vai até segunda-feira, 15 de novembro, numa estrutura qu torna a FLIPORTO mais popular.

A FLIPORTO tem a coordenação geral a cargo do escritor Antonio Campos e no escritor cabense Mário Hélio, mebro da Academia Cabense de Letras o coordenador de programação literária.

Além da representação da Academia Cabense de Letras, a cultura do Cabo de Santo Agostinho se faz representar pelo GRUDAGE, que participa coma sua Carroça Encantada, um trabalho dos mais importantes da arte cênica pernambucana, que por certo vai levar a criançada a momentos incríveis.

Outro momento inovador é o Baile no antigo e tradicional Atlântico Clube de Olinda. Será um Baile, cujo tema gira em torno dos ritmos cubanos e brasileiros, com animação a cargo da Orquestra Perfume de Gardênia e do sanfoneiro Cezinha.

A FLIPORTO HOMENAGEIA CLARICE LISPECTOR.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A BATALHA DOS GUARARAPES


Cena final - Foto: Hans Von Manteffeud

Jaboatão dos Guararapes mostrará este ano, mais uma vez, a grande encenação da BATALHA DOS GUARARAPES, de 12 a 15 de Novembro de 2010.

Passados três anos desde a última edição, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes será palco do grandioso espetáculo ao ar livre “Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria” com texto e direção de José Pimentel. As apresentações acontecem nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, às 20 horas. O público esperado é de 40 mil pessoas, com acesso gratuito.

A sexta edição da “Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria” conta com patrocínio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes que, pela primeira vez, assume o projeto como sendo a grande atração histórica, cultural e turística do município. A Empetur e a Fundarpe, também investem na edição 2010 do espetáculo. A montagem leva à cena 64 atores do teatro pernambucano e 250 figurantes das comunidades circunvizinhas.

No elenco, renomados atores da cena local, dentre eles: Reinaldo de Oliveira (Teatro de Amadores de Pernambuco/TAP), Paula de Renor, Ivonete Melo, Alfredo Borba, Sérgio Gusmão, Ana Cláudia Wanguestel, Pedro Francisco de Souza, George Meireles, Manoel Constantino, Didha Pereira e o próprio José Pimentel. A realização é da Métron Produções.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UMA NOITE DE POESIA, SAUDADE E LÁGRIMAS



O SEXTA DE LETRAS foi sucesso outra vez. Como acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, a Academia Cabense de Letras realiza reunião aberta ao público, com palestras sobre temas previamente selecionados e anunciados. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas e neste 5 de novembro aconteceu a palestra do Acadêmico e poeta Natanael Lima Júnior, sobre a obra e a vida do poeta Paulo Alexandre, conhecido carinhosamnete entre os amigos como Paulo Cultura.

Amigo e companheiro de noitadas e ações literárias, Natanael mostrou a propriedade sobre o tema, analisando a obra intensa de Paulo Cultura e revelando detalhes minunciosos da vida do poeta, falecido ano passado. Foi uma noite diferente no Sexta de Letras, a partir da forma como Natanael fez a palestra, intercalando dados e recitais dos poemas de Paulo Cultura, na interpretação de diversos acadêmicos.

Com a presença dos familiares e amigos de Paulo Cultura, a noitada aconteceu em clima de muita emoção e as lágrimas foram a forma de demonstração de amizade, admiração e saudade do poeta.

No final, tocado por forte emoção, o acadêmico Antonino Oliveira Júnior escreveu um poema, lido e dedicado a Paulo Cultura:

AINDA BATEM EM NOSSOS CORAÇÕES
(A Paulo Cultura, poeta sempre.)
Antonino Oliveira Júnior

Fala, poeta,
A tua voz que não morre;
Fala, poeta,
Teu canto de amor à vida;
Fala, poeta,
Porque, ainda que te deixem longe,
Estarás perto de nós,
Pois teus versos
Não respeitam o tempo,
Não respeitam a distância,
Ignoram a fronteira entre o corpo e a alma
E ainda batem em nossos corações.

5/11/2010

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A COR DA PELE



Antonino Oliveira Júnior

Tempos negros da ditadura,
Preto de raiva,
Tempo feio, escuro,
Negro como a fome,
Preto de alma branca...
Falas do preconceito,
Da injustiça,
Da hipocrisia...

Vejo a negra linda,
O grande dançarino negro,
O batuque dançante,
As lutas da liberdade,
A alegria, o amor, a vida...

África,
Mama África...

E eu, tão sem cor,
Olho estrelas que brilham
E que brilham porque o céu é negro.


*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.