segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UMA NOITE DE POESIA, SAUDADE E LÁGRIMAS



O SEXTA DE LETRAS foi sucesso outra vez. Como acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, a Academia Cabense de Letras realiza reunião aberta ao público, com palestras sobre temas previamente selecionados e anunciados. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas e neste 5 de novembro aconteceu a palestra do Acadêmico e poeta Natanael Lima Júnior, sobre a obra e a vida do poeta Paulo Alexandre, conhecido carinhosamnete entre os amigos como Paulo Cultura.

Amigo e companheiro de noitadas e ações literárias, Natanael mostrou a propriedade sobre o tema, analisando a obra intensa de Paulo Cultura e revelando detalhes minunciosos da vida do poeta, falecido ano passado. Foi uma noite diferente no Sexta de Letras, a partir da forma como Natanael fez a palestra, intercalando dados e recitais dos poemas de Paulo Cultura, na interpretação de diversos acadêmicos.

Com a presença dos familiares e amigos de Paulo Cultura, a noitada aconteceu em clima de muita emoção e as lágrimas foram a forma de demonstração de amizade, admiração e saudade do poeta.

No final, tocado por forte emoção, o acadêmico Antonino Oliveira Júnior escreveu um poema, lido e dedicado a Paulo Cultura:

AINDA BATEM EM NOSSOS CORAÇÕES
(A Paulo Cultura, poeta sempre.)
Antonino Oliveira Júnior

Fala, poeta,
A tua voz que não morre;
Fala, poeta,
Teu canto de amor à vida;
Fala, poeta,
Porque, ainda que te deixem longe,
Estarás perto de nós,
Pois teus versos
Não respeitam o tempo,
Não respeitam a distância,
Ignoram a fronteira entre o corpo e a alma
E ainda batem em nossos corações.

5/11/2010

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Academia Cabense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário