quarta-feira, 11 de agosto de 2010

“Festival Chopin/Schumann 200 Anos”



Pianista Edson Bandeira de Melo / Foto: Wellington Dias

A partir desta quinta, “Festival Chopin/Schumann 200 Anos” passa a ocupar o Teatro da UFPE dando destaque somente a pianistas

Após o sucesso absoluto das cinco apresentações gratuitas e completamente lotadas de gente no Teatro de Santa Isabel, de 31 de julho a 04 de agosto último, o “Festival Chopin/Schumann 200 Anos”, promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), com produção executiva da Paulo de Castro Produções, inicia nova fase a partir desta quinta-feira até o domingo, desta vez no Teatro da UFPE, mas com entrada ainda totalmente franca. O bom é que não é mais preciso pegar ingresso com antecedência, já que o espaço comporta um imenso público, com mais de 1.900 lugares. O evento segue, depois, de 19 a 22 de agosto naquele mesmo palco, com encerramento dia 23, retornando ao Teatro de Santa Isabel. A iniciativa é da pianista Elyanna Caldas, que divide a direção artística com o também pianista Edson Bandeira de Mello. Maiores informações: 3222 0025 / 3082 2830.

O projeto nasceu para inserir Pernambuco nas comemorações dos 200 anos de nascimento de dois compositores considerados geniais, o polonês Frédéric Chopin (1810-1849) e o alemão Robert Schumann (1810-1856), com uma programação exclusivamente dedicada às suas obras, tendo como atrações músicos pernambucanos com carreira aclamada, aqui ou fora do Brasil, além de convidados de outros estados e até outros países. A novidade desta vez é a exposição “Chopin: Vida e Obra”, doada pelo Consulado da Polônia, em São Paulo, que estará em cartaz no foyer Jandaia do Centro de Convenções da UFPE (onde fica o teatro), resgatando aspectos da trajetória do compositor. A organização local é de Elyanna Caldas.

Programação desta semana:

Dia 12 de agosto (quinta-feira), 19h30
Edson Bandeira de Mello: Estudo op. 10 nº3 e nº 11, Scherzo op. 20, Estudo op. 25 nº 1 e op. 10 nº 12 e Scherzo op. 31, de Frédéric F. Chopin
Andréia da Costa Carvalho: Fantasia op. 17, de Robert Schumann

Teatro de UFPE
Dia 13 de agosto (sexta-feira), 19h30
Elyanna Caldas: Mazurkas, Improviso op. 51 e Balada op. 52 nº 4 em fá menor, de Frédéric F. Chopin
Maria Clara Fernandes*: Carnaval de Viena op.26, de Robert Schumann
* Recifense que mora em Viena, na Áustria

Teatro da UFPE
Dia 14 de agosto (sábado), 18h
Fernando Muller: Barcarola op.60 e Fantasia 0p.49, de Frédéric F. Chopin
Jussiara Albuquerque: Humoresque op. 20, de Robert Schumann

Teatro da UFPE
Dia 15 de agosto (domingo), 18h
Rachel Casado: Balada op. 23 nº 1, Balada op. 38 nº 2 e Scherzo op. 54 nº4, de Frédéric F. Chopin
José Henrique Martins*: Balada op. 47 nº 3, de Frédéric F. Chopin, e Carnaval op. 9, de Robert Schumann
* Curitibano radicado em João Pessoa (PB)

CONTATOS:
Elyanna Caldas 3265 5857 / 9292 0927
Edson Bandeira de Mello 3268 6909
Andréia da Costa Carvalho 3228 0033 e 9417 7371

DETALHES sobre atrações desta quinta-feira:

Edson Bandeira de Mello (pianista)
Mineiro radicado no Recife há muitos anos. Foi Bolsista do Governo da França e da Capes por oito anos, quando estudou com grandes músicos internacionais. Sua formação foi solidificada na École Marguerite Long-Jacques Thibaud, em Paris, no Conservatoire National de Musique de Paris e no Instituto de Música da Bahia. É fundador dos Cursos de Música e Comunicação Social da UFPE, Professor Titular da UFPE (por Concurso Público de Títulos e Provas) e Membro da Academia de Artes e Letras de Pernambuco. É autor de publicações e teses sobre percepção estética, interpretação pianística e técnicas pianísticas expressivas tendo, ainda, produzido e realizado grande número de programas musicais para a TV Educativa. É concertista, recitalista e camerista com múltiplas apresentações no país e no exterior. Por isto, e por ter sido Diretor Geral do Núcleo de Rádio e Televisão da UFPE, Diretor Cultural da Fundação Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste e Membro do Sistema Nacional de Televisão Educativa, atualmente ministra aulas a alunos talentosos desprovidos de condições financeiras.

Andréia da Costa Carvalho (pianista)
Pernambucana de Olinda, professora de Piano. Da UFPE, foi professora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música, além de Coordenadora de Extensão da área musical no Centro de Artes e Comunicação, onde dirigiu vários projetos. Atuou no Conservatório Pernambucano de Música como professora de Piano por muitos anos. Colaborou ativamente com o Centro Musical de Olinda, ensinando História da Música e Piano; ministou várias Master Classes e, atualmente, ensina e prepara vários alunos de piano em caráter particular para vestibulares, cursos e concursos. Quando estudante, teve o privilégio de estrear com a Orquestra Sinfônica do Recife em Concerto Oficial, no Teatro de Santa Isabel, sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho, um dos maiores expoentes musicais do mundo, tocando páginas primorosas de Ludwig Van Beethoven. Após o Festival, pretende dedicar-se a estudo mais aprofundado de obras de Beethoven e Brahms, dois gênios musicais que também a fascinam.
_________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário