quinta-feira, 29 de julho de 2010

“Festival Chopin/Schumann 200 Anos”



“Festival Chopin/Schumann 200 Anos” vai promover quatorze concertos gratuitos no Recife em comemoração aos 200 anos de nascimento de dois dos mais importantes compositores eruditos do mundo. No total, 110 músicos participam do evento. A entrada nos teatros de Santa Isabel e da UFPE será sempre franca, mas a produção pede alimentos para doação às vítimas das chuvas.

Dois dos mais importantes compositores eruditos do mundo, expoentes do Romantismo do século 19, vão ser homenageados com uma grande programação no Recife, que marca os 200 anos de nascimento de ambos. Concebido pela pianista Elyanna Caldas, que divide a coordenação artística com o também pianista Edson Bandeira de Mello, fãs confessos de Frédéric Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856), o “Festival Chopin/Schumann 200 Anos” vai promover nos teatros de Santa Isabel e da UFPE quatorze concertos gratuitos, de 31 de julho a 23 de agosto, com a participação de 110 músicos ao total, quase todos pernambucanos residentes no estado ou fora dele, e até em outros países. Uma equipe aclamada internacionalmente por seu reconhecido talento. O evento conta com produção executiva da Paulo de Castro Produções.


O projeto nasceu para inserir Pernambuco nas comemorações dos 200 anos de nascimento destes dois compositores considerados geniais (“a alma romântica do piano está com eles dois, tanto que desenvolveram a técnica pianista ao máximo”, diz Elyanna Caldas), com uma programação exclusivamente dedicada às suas obras. A primeira etapa do evento acontecerá a partir do sábado, 31 de julho, indo até a quarta-feira, dia 04 de agosto, com concertos noturnos no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 1h30 antes de cada apresentação, na bilheteria do próprio teatro (mas a produção pede que levem alimentos para doação às vítimas das chuvas).

A partir do dia 12 de agosto, o palco do Teatro da UFPE (não é necessário pegar ingresso com antecedência) passa a receber o Festival, com programação até o dia 15 e de 19 a 22 de agosto. O encerramento acontecerá dia 23 de agosto, no Teatro de Santa Isabel, com a Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música (80 componentes), com regência do maestro convidado Lanfranco Marcelletti e participação especial de dois solistas convidados, o polonês Julian Tryczynski (executando Concerto Para Violoncelo e Orquestra, de Schumann) e a pianista recifense Maria Clara Fernandes (em Andante Spianato e Grande Polonaise Brilhante, de Chopin).


Maiores informações: 3222 0025 ou 3082 2830.

Nenhum comentário:

Postar um comentário