segunda-feira, 28 de junho de 2010

EM JULHO, OS PRIMEIROS NACs



Os Núcleos de Ação Cultural nascem da discussão com a comunidade.
O Secretário de Cultura, Ivan Lima, comanda a implantação dos NACs

Jaboatão dos Guararapes recebe, a partir de julho, as primeiras unidades dos NÚCLEOS DE AÇÃO CULTURAL (NACs), que representam a implantação de uma política cultural para o município. O Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Eventos e tem seus alicerces na discussão com as comunidades dos divesos bairros, com o objetivo de traçar um norte para a cultura local, a partir da demanda detectada junto à população.

Tudo começa com um trabalho de pesquisa junto à comunidade, que responde questionários que são aplicados pelos Agentes Culturais. A partir do resultado das pesquisas, são planejadas as ações para cada bairro. Dentre as questões dos formulários das pesquisas, três são fundamentais: O que havia de manifestação cultural nesta comunidade e já não existem? Que manifetações culturais existem hoje na comunidade? Que atividades culturais você gostaria que acontecessem na sua comunidade?

A partir daí, os Núcleos de Ação Cultural passam a existir. É a Gestão Participativa na cultura. Nada é jogado de cima para baixo, na comunidade. O processo teve início em outubro do ano passado e agora começa a dar os primeiros frutos, em Cajueiro Seco e Comporta, e, brevemente, em Jaboatão Centro e Cavaleiro.

A implantação dos NACs é uma realização da Secretaria de Cultura e Eventos, sob a coordenação da Gerência de Cultura. O Secretário municipal de Cultura, Ivan Lima, não tem medido esforços para que o Projeto seja viabilizado, alcançndo o objetivo de ter um NAC em cada bairro, formando um cinturão cultural em Jaboatão dos Guararapes. Os NACs de Cajueiro, Comporta, Jaboatão centro e Cavaleiro são considerados pilotos, passando pelo processo de avaliação a partir do fucionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário