sábado, 24 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA DE CULTURA

A Conferência Municipal de Cultura do Cabo de Santo Agostinho encerrou seus trabalhos ontem, dia 23, com a realização da Plenária. Foi um dia produtivo, apesar dos problemas de atraso, muitas vezes provocado pela inexperiência da equipe na realização de eventos dessa natureza. Apesar de ser notada a ausência de um maior número de artistas e produtores, os debates em grupos aconteceu e produziu resultados, notando-se que inúmeras propostas foram repetidas em quase todos os grupos, o que pode ser entendido que a maioria presente pensava da mesma maneira acerca das carências da cultura local.

Mas achamos que o resultado da Conferência foi positivo, pela participação e pela vontade de acertar, o que não quer dizer que tudo aquilo que foi discutido e aprovado na plenária vá ser realizado. Vai depender da decisão do prefeito Lula Cabral, que já passou quatro anos e não fêz o seu governo avançar em relação à cultura. E ninguém pode garantir que agora vai. Ainda assim, a alegria do pessoal da secretaria de cultura, com o apoio importante da secretaria da juventude, garantiu que a Conferência cumprisse seus objetivos. Agora, é esperar para ver. Aos artistas cabe a missão de não deixar que tudo caia no esquecimento, que sempre acontece quando não existe uma disposição verdadeira de quem tem o poder nas mãos.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o meu querido amigo e irmão poete e escritor Antonino Junior, pelo espaço aqui com o intuito de discutir cultura no seu sentido amplo.
    Em segundo lugar comentar um pouco sobre a 1º Conferencia Municipal de Cultura. A Constituição Brasileira, no seu art. 215, propõe que “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. A primeira Conferencia Municipal de Cultura com certeza foi de suma importância para a nossa cidade, e especialmente para a classe artística a qual já há muito anos tinha ficado órfão do pode público responsável de promover e fomentar. Não podemos ficar só no aguardo de braços cruzados esperando que o Governo Municipal cumpra ou execute todas as propostas encaminhadas. Mas que todos nós participante dessa Primeira Conferência Municipal, venhamos exercer o nosso papel de cidadão cultural, de forma ativa, cobrando, fiscalizando, divulgando as ações ou não, juntos aos demais artistas para que aja uma grande fermentação visando o regaste da cultura em nossa cidade. “Depende de Nós” Ivan Lins. Forte abraço! Edmilson Matias

    ResponderExcluir