quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Homenagem a “Seu” Tune se transforma em louvação à cultura

Publicado em 28/10/2009 por Redacao TP
Rate This

Na política, “Seu” Tune foi vice-prefeito do Cabo (1951/1954), compondo a chapa com o prefeito João Ferreira. Faleceu em Julho de 1988, 12 dias antes da convenção do PT que oficializaria a sua candidatura a prefeito do Cabo.

Por José Ambrósio


Foi emocionante a cerimônia de entrega de título de Cidadão Cabense a Antonino José de Oliveira, o “Tune do Cartório”, na terça (27), na Câmara Municipal do Cabo. Ao falar sobre o homenageado, que nasceu em Bonito em 1918 e chegou ao Cabo aos dois anos de idade, o professor e ex-prefeito do Cabo, Antonio Medeiros, destacou, entre outras qualidades, a sua contribuição à cultura do município.

“Muitas vezes eu disse a ele (Tune do Cartório) que a Casa da Cultura do Cabo era na casa dele”, lembrou Medeiros, sob o olhar atento de três dos seus filhos, todos escritores, poetas e membros da Academia Cabense de Letras. São eles Douglas Menezes, Fred Menezes e Antonino de Oliveira Júnior. Roberto Menezes é jornalista renomado e Ronaldo e Romário Menezes são também escritores.

“Seu” Tune, como também era conhecido, teve intensa vida intelectual, sendo presidente da Filarmônica XV de Novembro Cabense e do Grêmio Literário Cabense. É patrono da cadeira na qual o poeta e escritor Jairo Lima tem assento na Academia Cabense de Letras. Na política, foi vice-prefeito do Cabo (1951/1954), compondo a chapa com o prefeito João Ferreira. Faleceu em Julho de 1988, 12 dias antes da convenção do PT que oficializaria a sua candidatura a prefeito do Cabo.

A cerimônia foi prestigiada por parentes, amigos, poetas, escritores e intelectuais. Coube ao presidente da Câmara, Gessé Valério, autor da proposta de homenagem, entregar o título, recebido por Fred, Douglas e Antonino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário