quarta-feira, 1 de junho de 2011

SEXTA DE LETRAS 2011

A Academia Cabense de Letras dá continuidade ao projeto SEXTA DE LETRAS, nesta sexta-feira, 3 de junho, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. O tema do evento desta sexta-feira é THEO SILVA, poeta cabense, falecido precocemente aos 42 anos de idade.

THEO SILVA foi um poeta além de seu tempo, uma vez que na década de 20 já fazia, no Cabo, uma poesia identificada com o Movimento que originou a Semana de Arte Moderna, protagonizada por Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros escritores e poetas radicados no sudeste, cerca de 1.600 quilômetros da cidade do Cabo, numa época sem qualquer comunicação que pudesse influenciar na sua produção literária. THEO SILVA já era um poeta do Movimento, ainda que sem influências. Seu avanço era coisa de seu interior, de sua cabeça poética avançada no tempo e na geografia física.

A Academia resgata a figura de THEO SILVA, debatendo sua vida e sua obra, com o objetivo de entregar à cidade que o viu nascer a sua identidade como grande poeta que foi. No centro da cidade existe uma praça que leva seu nome, entre o Centro da cidade e o bairro do Mauriti. Chegou a hora de revelar à população a personalidade cultural de seu filho, fazendo justiça a um homem de vida simples, que além de poeta, era músico e boêmio.

CONSELHO
Theo Silva

Bem sei que é impossível
entre nós dois uma aproximação.
No entanto, por que teus olhos
conversam tanto com os meus?

Evita eu te querer! Mata essa ilusão!
Sofre como eu...

O que será de nós se a cidade conhecer
essa força do destino a jogar entre nós dois?
O que será de ti! O que será de mim!
O que será, enfim, do nosso amor depois...

Censura!...Escândalo!...Maldade!...
Tudo há de surgir escandalosamente
como recompensa dessa felicidade.

Sofre, como eu, a ventura desse bem,
JESUS também amou a MARIA MADALENA,
sofreu mais do que nós dois
e nunca disse a ninguém.

(1937)

Nenhum comentário:

Postar um comentário