segunda-feira, 18 de abril de 2011

PAIXÃO DE CRISTO DE RECIFE

foto: Wellington Dantas

A Paixão de Cristo do Recife 2011, em seu décimo quinto ano consecutivo, é o espetáculo símbolo da fé de sua enorme plateia, mais de 100 mil pessoas a cada ano. A montagem, também reconhecida como “A Paixão de Todos” por ser inteiramente gratuita, festeja ainda os 34 anos do ator, diretor, dramaturgo e iluminador José Pimentel vivendo o mesmo personagem teatral ininterruptamente, Jesus Cristo, um recorde para a história do teatro brasileiro, além dele comemorar 43 anos na direção de um mesmo espetáculo. Antes, a partir de 1969, em substituição ao então diretor Clênio Wanderley dentro das muralhas da recém-construída Nova Jerusalém, inaugurada um ano antes, no Brejo da Madre de Deus e, desde 1997, no Recife, com a sua “Paixão de Cristo do Recife”.

As apresentações deste ano acontecerão de 20 a 24 de abril, de quarta a domingo desta semana, sempre às 20h, gratuitamente, na Praça do Marco Zero. Com duas horas de duração, “A Paixão de Todos” baseia-se nos últimos momentos de vida do homem que mais pregou o amor ao próximo, e é assim que a história verídica do Filho de Deus, com várias licenças poéticas do autor José Pimentel (como o encontro de Cristo com Marta no calvário, irmã de Maria, personagem especialmente criado para a atriz Geninha da Rosa Borges), vem servindo para alimentar ainda mais de emoção e fé milhares de espectadores.

Pessoas de todas as idades, vindas de diversos bairros da Região Metropolitana do Recife, de cidades do interior e, também, de estados vizinhos (o que é cada vez mais crescente) têm marcado presença nesta verdadeira celebração da fé e da arte do teatro. A mega montagem conta com nove cenários, criações do cenógrafo Octávio Catanho, distribuídos por toda a extensão do Marco Zero, sem que seja necessário o deslocamento do público; e a única ascensão no país a trazer o Cristo subindo aos céus com os pés à mostra e o corpo levitando literalmente.

No elenco, grandes intérpretes do teatro pernambucano como Vanda Phaelante (Maria), Ivo Barreto (Judas Iscariotes), Geninha da Rosa Borges (Marta), Reinaldo de Oliveira (Herodes), Octávio Catanho (Pilatos), Renato Phaelante (Caifás), Paula de Renor (Maria Madalena), Didha Pereira (José de Arimatéia), Leidson Ferraz (Demônio de Judas), Manoel Constantino (Anjo), Ana Cláudia Wanguestel (Demônio 01), Cleusson Vieira (Elifas), Nelson Pontes (Príncipe), Sérgio Gusmão (Demônio do Horto), Isa Fernandes (Verônica), Buarque de Aquino (Pedro), Roberto Emmanuel (João), Aurinete Pimentel (Herodíades), Normando Roberto Santos (Gestas, o mau ladrão), Marcos Macena (Anás), Célio Pontes (Nicodemus), Pedro Dias (Dimas, o bom ladrão), Socorro Rapôso, Romildo Moreira e Cida Duarte, entre os 100 atores, além dos 300 figurantes; mais de cinqüenta técnicos; um corpo de baile sob o comando da coreógrafa Mônica Lira; e uma trupe de artistas circenses sob direção de Amália Trindade – com números de acrobacia, pirofagia e malabares. A produção executiva é dos produtores José Pimentel, Antônio Pires, Octávio Catanho e Paulo de Castro, com realização da APACEPE (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco) e Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém.

A “Paixão de Cristo do Recife” conta com patrocínio do Sabão Ala, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife, com apoio da Chesf, CNI/Sesi, Sesc, Cepe, BPM, Virtual e TV Globo.

Maiores informações: (81) 3082 2830 / 3423 3186.

Contatos: José Pimentel 9977 3739 ou 3423 3186 (à tarde) ou Paulo de Castro 3082 2830 ou 9168 8753.

2 comentários:

  1. Que a montagem da peça seja um sucesso. Sintam-se convidados para acompanharem e se possível comparecerem ao evento da montagem da Paixão de Cristo em Senador Pompeu. Teatro - Fé - Tradição - Beleza... Matéria completa em:

    http://valdecyalves.blogspot.com/2011/04/arte-paixao-tradicao-cultura-e-fe.html

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sugerir que fosse publicada uma matéria com a foto de cada um dos principais atores citados acima. Seria maravilhoso.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir