segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMISSÃO SETORIAL PARA LITERATURA

Colaboração: Fernando Farias, da UBE.

Na noite da última terça-feira, o atual coordenador de Literatura da Secretaria Estadual de Cultura, o escritor Wellington de Melo, convocou os agentes da cadeia do livro da Região Metropolitana do Recife, ao Teatro do Arraial, para apresentar as propostas de políticas públicas na área de literatura. Na reunião, Wellington enfatizou a importância da constituição de uma Comissão Setorial de Literatura, grupo que congregaria representantes do que definiu como os elos da cadeia do livro (criativo; produtivo; distribuidor; e mediador). A exposição de Wellington de Melo baseou-se nas diretrizes já existentes do Plano Nacional do Livro e Leitura. Segundo o novo coordenador, além de parcerias com instituições públicas e privadas, a coordenadoria deve se basear nas articulação com os eixos da política pública de cultura de Pernambuco e ações baseadas nas escutas de fóruns regionais e da comissão setorial. “Não concebo política pública que não leve em consideração o eixo editorial. Mas não para publicar um Wellington de Melo ou um Fernando Farias, mas para publicar o escritor do Sertão do Moxotó, que permanece desconhecido. Vivemos um momento em que a literatura do estado precisa ser mostrada: há uma gama de novos escritores, teóricos, produtores, que precisam de leitores, isto, claro, sem esquecer da tradição já firmada. Estou aberto ao diálogo, enfatizou Wellington.

Propostas

Durante a reunião, também foram levantadas propostas que reforçaram a importância da representatividade da cadeia produtiva; da recuperação dos espaços de fomento e ações de literatura; a constituição de um calendário articulado aos ciclos tradicionais de Pernambuco; ações de interiorização; novos editais (como a residência de literatura para escritores e críticos); e a sistematização do cadastro de atores da cadeia.

Um dos presentes na reunião, o jornalista, crítico e pesquisador Cristiano Ramos apontou para a necessidade de superar modelos que separam o fomento da leitura do da produção. “Penso que chegamos a um ponto em que a discussão não é mais escolher quem privilegiar, o leitor ou o escritor, mas como as coisas dialogam entre si”, sugeriu.

A Coordenadoria de Literatura integra a Diretoria de Políticas Culturais, chefiada por Carlos Carvalho. A diretoria é um braço da Secretaria de Cultura do estado, hoje sob gestão de Fernando Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário