sábado, 10 de abril de 2010

UMA NOITE BRILHANTE



Brilhante, é o que se pode dizer do evento promovido pela Academia Cabense de Letras, ontem, 9 de abril, na Câmara de Vereadores. Com o Plenário totalmente tomado por estudantes, professores, artistas e cidadão comuns, a homenagem a Joaquim Nabuco fluiu naturalmente e com o brilho que o homenageado merece. A apresentação do poema ESCRAVOS, de Joaquim Nabuco, pelo ator e poeta Adonis Diordigues, deu início à programação da noite, que teve ainda uma bela apresentação do Grupo de Capoeira Volta que o Mundo dá, apresentando o Maculelê ao som dos atabaques, que deram ao ambiente uma sonoridade afro-brasileira.
A Fundação Joaquim Nabuco foi representada oficialmente pelo dr. Humberto França, profundo pesquisador sobre a vida e obra de Joaquim Nabuco. Suas intervenções foram valiosas para a platéia.
Os que foram à Câmara tiveram a oportunidade de participar do lançamento do Livro Os Escravos, de Antonino Oliveira Júnior, membro da Academia.
O ponto alto do evento aconteceu com a palestra do Jornalista, escritor, poeta, doutor em História, Diretor da Editora Massangana e membro da Academia Caense de Letras, MÁRIO HÉLIO. Foi o ápice. O tema "Cem anos com e sem Joaquim Nabuco", foi abordado e trocado "em miúdos" de forma brilhante pelo palestrante. Um show de bola, como se diz.
No final, foi aberto um debate entre o público, o palestrante e o representante da FUNDAJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário