quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O ANIVERSÁRIO DE JESUS


Antonino Oliveira Júnior

Estamos pertinho do Natal e mais uma vez Papai Noel sobe e desce ladeiras, vai aos morros, aos bairros nobres, a todos os recantos, levado pela força da mídia que serve ao mercado comercial. E Jesus, onde fica nessa história? Razão primeira dos festejos natalinos, Ele tem sido relegado a um plano inferior, dando lugar à febre consumista que cega a população e a leva a efêmeros momentos de prazer que desembocarão no fosso das angústias dos meses a seguir, repletos de dívidas e de arrependimentos.

Mais fácil e proveitoso seria comemorar o nascimento de Jesus Cristo e não a chegada do papai Noel, invenção americana para provocar a onda de consumismo. E não se precisa muito para comemorar o nascimento de Jesus. Basta apenas aproveitar o mês de dezembro para dar início à prática do viver o Seu Evangelho, levando uma vida voltada para o perdão, para a renúncia e para o amor incondicional. Sem tantos eventos “organizados” para demonstrar cristianismo, mas, exercitando a prática do evangelho em seus passos simples do dia-a-dia, em casa, no trabalho, nas ruas, nas escolas, no mundo, enfim. Viver o Evangelho é, acima de tudo, acreditar na vitória do bem, é ter consciência de que a violência existe pela falta de amor, é entender o que queria dizer Jesus com a frase “se lhe baterem uma face, dá-lhes a outra”, para não achar que isso é uma atitude acovardada, mas, uma demonstração explícita de que o perdão, condição primeira para a prática do amor, é o dar a outra face que Jesus afirmou.

Não precisamos de heróis, precisamos de gente amando, tenha ou não uma religião a seguir. As dificuldades são enormes para se externar a paz interior, mas, pelo menos no mês de festa de aniversário de Jesus, vamos comemorar com alegria, desejando a paz como sentimento nascido no berço do amor. Vamos presentear Jesus com uma transformação interior que nos permita entender nosso próximo, saber de suas imperfeições e ajuda-lo a supera-las, como desejamos que nos ajudem a superar as nossas. E amá-los, ainda que imperfeitos. Não tenho dúvidas de que este poderia ser o presente que agradaria a Jesus em seu aniversário.

*Antonino Oliveira Júnior é membro da Igreja Batista da Cohab e membro da Academia Cabense de Letras.

Um comentário:

  1. Prezado amigo, parabéns pelo texto.
    Estivemos na sua "area", participamos
    do Encontro de Representantes do SINTEPE
    na sua terra.Infelizmente, percebemos que
    as "autoridades" daí estão deixando a desejar
    na infra-estrutura da cidade, ruas no "barro", calçamento mal feito e muito pouco asfaltamento
    e o mais grave,saneamento básico nulo.Se estiver enganado, desculpas.

    ResponderExcluir