quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

E O CRISTO DO NATAL, ONDE ESTÁ?


Erivaldo Alves*

E O CRISTO DO NATAL, ONDE ESTÁ? “Os magos, vindos do oriente, perguntaram: Onde está o Cristo”?

Ao longo dos anos, as pessoas inventaram muitas histórias a fim de esconderem Cristo e apresentarem um Natal discristificado (desculpem o neologismo).
v É um velhinho barbudo e branquecelo, chamado de Papai Noel;
v São presentes e mais presentes;
v São jantares regados a muitas e diversificadas guloseimas;
v São bastantes bebidas.
A mensagem do Natal é a mensagem de submissão, obediência. Disse Maria: “Cumpra-se em tua serva a tua vontade”. As palavras submissão e obediência são repugnadas pela sociedade pós-moderna.
A mensagem do Natal é a mensagem do justo, do correto, do certo. Diz o texto bíblico: “Sendo José, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento” (Lucas 1.19). Hoje o que impera é a lei de Gerson.
A mensagem do Natal é a mensagem da simplicidade. Maria, uma jovem simples, antes sem qualquer destaque, para ser a mãe de Jesus. José, seu marido, de igual modo não pertencia às elites da época. Era tão somente um carpinteiro. Jesus não teve um enxoval, nem sequer uma casa para vir ao mundo. A Bíblia diz que Maria “deu à luz a Jesus e o envolveu em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2,7). “Deus não vê como vê o homem, o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16.7b). O que se vê hoje é a extravagância e o luxo e consequentemente, as pessoas se complicando cada vez mais com seus estilos de vidas arrogantes.
A mensagem do Natal é a mensagem da necessidade de se fazer ajustes para se aceitar a vontade de Deus. Maria teve que enfrentar obstáculos – a gravidez inexplicável traria sérias implicações éticas. O que se percebe nos dias atuais são as pessoas cada vez mais orgulhosas, prepotentes sem a humildade de quererem ajustar suas vidas à vontade do Senhor.
A mensagem do Natal deve ser a mensagem da hospitalidade – devemos dizer diferente do que disse aquele dono da estalagem á época do nascimento do Salvador. Dizermos: “Ei Maria e José, voltem aqui! Há lugar para vocês no meu quarto” (ilustrar com a festa do natal numa cidade do interior onde o menino mudou o roteiro).
A lenda do quarto sábio - Segundo a lenda, o quarto sábio se perdeu pelo caminho e ele levaria pedras preciosas para Jesus, enquanto os outros três levaram ouro, incenso e mirra.
Enquanto procurava Jesus, deu um rubi para libertar uma criança que seria morta pelos soldados de Herodes.
Viveu trinta anos numa comunidade de leprosos, onde cuidou de suas feridas e os ensinou a trabalhar.
Já velho e doente, soube que Jesus estava em Jerusalém. Quando ali chegou encontrou o mestre sendo açoitado.
Ele ainda tinha o tesouro maior para dar a Jesus – a pérola. Entretanto, logo entregou para os soldados e com ela compra a liberdade de uma jovem que estava sendo levada como escrava.
De longe, viu Jesus pregado na cruz. Momentos depois, o sábio está morrendo.
Em uma visão, para saciar sua sede, é Jesus mesmo quem está diante dele e lhe dá água.
Admirado, ele fala com Jesus, pede-lhe perdão por não ter mais bem nenhum para lhe oferecer. Jesus fala: “Já me deste os teus bens; quando fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste”.

O melhor presente de Natal
Dezembro chegou.
Árvores com bolas multicores aparecem,
Cartões são enviados,
Mensagens de paz proferidas.
Há uma decoração diferente;
nos lábios, a diferença de um sorriso.
Até a natureza parece se enfeitar,
Árvores tem folhas novas
a se adornar com seus frutos.
As vitrines estão decoradas
Expondo artigos de presente...
O natal está aí.
E o Cristo do Natal onde está?

*Erivaldo Alves é Pastor da Igreja Batista da Cohab e membro da Academia Cabense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário