segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

HOMENAGEM A SOLANO TRINDADE




Começa nesta quarta-feira, dia 8 e segue até o dia 12, domingo, o 2º Festival Solano Trindade de Poesia Afro-brasileira. O evento acontece na Praia de Barra de Jangada, próximo à imagem de Iemanjá.

Será um grande sarau, com a presença de diversos poetas de todas as regiões, segundo informações da Secretaria de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, que promove o Festival.

SOU NEGRO
Solano Trindade

Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh`alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gongôs e agogôs

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor de engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu

Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso

Mesmo vovó
não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh`alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação

Um comentário:

  1. Poxa meu Ir.'. que profundidade de mensagem. Por um instante, me transportei para aquela máxima da Arte Real, "Sic Transit Gloria Mundi" (A gloria mundana é passageira), daí vislumbrarmos sempre um "amanhã vai ser outro dia". Parabéns!!! A você e a Chico por essa pérola...

    ResponderExcluir