segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MAIS DO QUE LARANJA E BUSCAPÉ

Castelo Pergentino, um Complexo de lazer de Sairé.

Antonino Oliveira Júnior

Uma pequena cidade incrustada no agreste de Pernambuco, reúne os ingredientes necessários para se viver bem. SAIRÉ, situada entre Bezerros e Bonito, conhecida como a “terra da laranja” e do “buscapé”, merece ser descoberta por Pernambuco e receber mais atenção dos Órgãos de Turismo e Agentes de Viagem, ainda que não seja como destino, mas, como opção para um dia agradável em meio a programações das grandes cidades de seu entorno.

Cidade de clima frio e gostoso, Sairé é a típica cidade de interior, com suas ruas estreitas e, ainda, algumas edificações que chamam atenção por sua arquitetura, além de pequenos bares, no mais tradicional estilo de “boteco” que se destacam pela simplicidade, porém, aconchegante atendimento, a exemplo do Bar de seu Arlindo, que serve um saboroso Filé de Traíra, servido com um acompanhamento importante, a simpatia de “seu” Arlindo. Aos que se aventuram numa estrada de barro, que passa por chácaras, plantações de laranja e açudes, há cerca de 5 km da cidade, no meio do mato, o Bar de Guaru é um outro ponto de acolhimento, servindo uma deliciosa Costela de porco, uma galinha de capoeira preparada na hora, além do saboroso cupim bovino, que parece ter sido preparado nas nuvens, de tão macia é a carne servida. Tudo com uma cachacinha e uma cerveja estupidamente gelada.

Sairé precisa acordar e ousar em atitudes que possam atrair para si o desenvolvimento que merece. Uma cidade de clima frio e uma população cujo calor humano serve para aquecer os visitantes e dar o equilíbrio necessário para uma convivência harmoniosa para com os que chegam.

Sairé não é um destino, mas, uma excelente opção para um dia antiestresse, de convívio com a exuberante natureza que a rodeia e com uma gente simples e amável, que transpira ternura e demonstra imensa felicidade em ser visitada, mas, que necessita despertar, para trabalhar os caminhos que possam facilitar sua aproximação dos horizontes e perspectivas de desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário