quarta-feira, 18 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DO SANTA ISABEL

Hoje é o aniversário do Teatro de Santa Isabel, um dos mais importantes bens culturais de Pernambuco e do nordeste. Inaugurado em 18 de maio de 1850, o Santa Isabel, além de sua importância cultural, tornou-se, ao longo dos tempos, um atrativo turístico da cidade de Recife.

Os 161 anos do Teatro de Santa Isabel são comemorados hoje à noite, com um concerto da Orquestra Sinfônica de Recife, com entrada grátis e os ingressos deverão ser retirados uma hora antes da apresentação, ou seja, a partir das 19 horas, no próprio Teatro de Santa Isabel.

O Teatro de Santa Isabel tem sua exuberância creditada à arquitetura neoclássica, um estilo muito utilizado no século XIX, quando foi construído. O responsável por sua construção foi o Conde da Boa Vista, Francisco do Rego Barros, cabense do engenho Trapiche, um dos maiores administradores de Recife.

Um comentário:

  1. Caro Ir.’. Antonino,
    Parabéns pela matéria, “ANIVERSÁRIO DO SANTA ISABEL”
    Sem esquecer que o nosso Conde da Boa Vista, o cabense do Engenho Trapiche, Francisco do Rego Barros foi quem construiu o Teatro Santa Isabel, alem da Casa de Detenção do Recife, a Ponte Pensil, o Cemitério de Santo Amaro, o Edifício da Alfândega, o Sistema de Abastecimento de Água Potável do Recife e as pontes: Santa Isabel, Maurício de Nassau, e Boa Vista. Como também os aterros para expansão do Recife como o da rua Formosa que mais tarde foi chamada Avenida Conde da Boa Vista. Como se percebe, de vez em quando os cabenses estão fazendo a diferença em direção ao futuro.
    João Sávio

    ResponderExcluir