segunda-feira, 2 de maio de 2011

I FLIGUARA CUMPRIU SEU PAPEL E FOI SUCESSO

Estudantes das escolas municipais ganharam bônus de R$ 25,00, dados pela Prefeitura, para comprar livros. E foram às compras.

A Editora Bagaço marcou presença na I FLIGUARA.

Jaboatão dos Guararapes realizou com sucesso a sua primeira Feira Literária, de 28 de abril a 01 de maio, com uma vasta e diversificada programação que motivou e agradou aos moradores e visitantes.
O envolvimento e compromisso do governo municipal com o evento literário foi total e um dos exemplos aconteceu com a distribuição do bônus de R$ 25,00 dado a cada aluno da rede municipal para compra de livros. Os alunos não perderam a oportunidade e foram às compras.
Debates, palestras, recitais e Feira de Livros, foram a tônica do evento, que contou também com a participação de espetáculos teatrais e exposição de reciclados. O GRUDAGE, da cidade do Cabo de Santo Agostinho participou com a sua CARROÇA ENCANTADA e fêz o maior sucesso. Além do Grudage, a Academia Cabense de Letras participou de uma Mesa Redonda, repreentada por Nelino Azevedo, Vera Rocha, com mediação do também acadêmico Natanael Lima Júnior.

I FLIGUARA mostrou aos alunos da rede pública universo da cultura

Estudantes estiveram na Primeira Feira Literária dos Guararapes, no Mirante dos Montes Guararapes

Por quatro dias Jaboatão dos Guararapes experimentou ser a cidade da literatura em Pernambuco. Iniciada dia 28, encerrou do dia primeiro de maio a Fliguara – Feira Literária dos Guararapes, em dua primeira edição.

Montada no mirante do exército, nos Montes Guararapes, a Feira não se limitou aos stands de vendas de livros. Quem foi à Fliguara – especialmente alunos das redes públicas estadual e municipal –, pode bater papo com autores, participar de oficinas de contos, crônicas e poesias, ouvir palestras e ter um contato mais direto com a cultura, por meio de shows, apresentações e brincadeiras promovidos no local.

A feira, promovida pela Prefeitura Municipal de Jaboatão e Andelivros, foi aberta solenemente dia 28, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Mirtes Cordeiro, Secretário de Executivo de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho, e Secretária Executiva de Educação, Edilene Soares. Na mesa de honra também o Dr. José Luiz de Almeida Melo, que dissertou sobre o poeta Benedito Tavares da Cunha Melo, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano e homenageado da Fliguara; Celinha Santos, Gerente de Cultura, Nildo Barbosa, coordenador da Fliguara, Cobra Corderlista, presidente do Conselho de Cultura e Natanael Lima, Curador da Fliguara.

Após a solenidade, o veterano poeta Chico Pedrosa apresentou um recital de poesia matuta.

Mesmo dentro das festividades da Festa da Pitomba, Mirtes Figueirôa ressalta a independência da Fliguara: “Vamos consolidar como um grande momento da literatura do Estado Pernambuco”

Já Ivan Lima avaliou a Fliguara como um legado que é passado para a população: “É uma parte da cultura de Jaboatão que estava adormecida e que o evento permitiu que ela pudesse ser revivida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário