sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Trabalhando da melhor forma a disciplina na escola


Nadja Nascimento*

Quando se fala em disciplina, logo nos vem à cabeça submissão, ordens impostas, subordinação, mas é assim mesmo que a disciplina foi traduzida na maioria dos dicionários de língua portuguesa e no cotidiano em que vivemos. Na escola, o assunto preocupa professores e aborrece alunos, pela simples confusão que fazemos ao confundir disciplina com imposição, é preciso que a escola tenha bem claro e definido seu conceito de disciplina, porque é em seu interior que são desenvolvidos e promovidos nossos primeiros valores.
Disciplina é um hábito que se aprende e que facilita as passoas no cumprimento de suas obrigações na vida em sociedade, isso se dá num trabalho que envolve a todos, sendo construído gradativamente de acordo com as necessidades de cada um. O renomado escritor Içami Tiba, define disciplina como a “qualidade que faz o ser humano cumprir suas propostas, mesmo sem ser cobrado por alguém, pois sabe que a responsabilidade é sua.” O professor, assim como toda equipe pedagógica de uma escola, deve estar atento a cada fase do desenvolvimento humano, assim fica mais fácil introduzir as normas disciplinares de forma saudável e natural, sem pressões, muito menos rigidez, criando um ambiente que a autonomia e a autodisciplina caminhem lado a lado.
Todos nós sabemos, que na fase da adolescência os conflitos em sala de aula constumam aumentar, é uma fase marcada por mudanças comportamentais, rebeldias e é o momento onde os professores têm que se desdobrar para manter o equilíbrio e atrair seus alunos. O aluno adolescente, precisa sentir-se seguro, confiante, estimulado e o professor poderá conseguir isso facilmente, começando por tratá-los com estima e respeito, deixando as posturas autoritárias e tradicionais de lado, inovando, criando aulas dinâmicas e atraentes, onde o aluno possa encontrar as respostas que procura para o desenvolvimento da sua identidade. Claro que, limites, direitos e deveres devem ser deixados claros desde cedo, mas as regras se tornam mais facéis de serem cumpridas, quando todos participam ativamente do processo de criação das mesmas, o que chamamos negociação, que vai das atividades, até a melhor forma de avaliá-las. Precisamos de uma escola que forme cidadãos conscientes, críticos e atuantes, que promova a liberdade e a capacidade de sonhar.

Nadja Nascimento é Pedagoga

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