quarta-feira, 27 de março de 2013

PÁSCOA: O RENASCER



Antonino Oliveira Júnior

Infelizmente, as comemorações cristãs tomam um rumo mercantilista, como produto do marketing comercial, que se aproveita para vender produtos supérfluos e que nada têm a ver com os momentos que se comemora.
Assim acontece com o Natal, quando o nascimento de Jesus tem, a cada ano, menos importância que o papai noel. Dessa forma, o apelo comercial dos presentes e das ceias natalinas, exploram e, na maioria dos casos, deixa a maioria da população endividada, esquecendo de viver a importância do nascer do Cristo. Viramos escravos da Mídia e nos embelezamos e procuramos nos fartar de coisas materiais que em nada lembram o Homem simples que nascia naquela data.
Não menos alienante tem sido a Páscoa, com o apelo comercial e a massificação da Mídia desviam as pessoas do verdadeiro olhar que deveria jogar sobre este momento. Na maioria dos casos, os ovos de chocolate, as guloseimas do almoço, as garrafas de vinho, desviam o olhar da população para o relevante fato da Ressurreição do Cristo. Este, sim, é o verdadeiro sentido da Páscoa, quando Jesus   mo0rreu crucificado e renasceu com a Páscoa.
Quantos entendem que ali Jesus estava falando para o mundo que o amor supera a violência? O simbolismo do renascer de Jesus está, justamente, na mensagem que Ele nos deixava da vitória do amor sobre a violência, sobre o ódio e sobre as injustiças.
Comemoramos muito pouco o Seu nascimento. Até choramos um pouco a Sua morte na cruz, porém, esquecemos da grande comemoração que deveria ser feita pelos cristãos: A PÁSCOA, A RESSURREIÇÃO DO CRISTO, O RENASCER DO AMOR, A VITÓRIA DA VIDA SOBRE A MORTE.

Um comentário:

  1. Feliz Páscoa, Feliz Renascimento.
    Verdade, justiça e lucidez.
    A semana santa deveria ter proporcionado a todos a chance do auto-conhecimento, da reflexão. Quem sou? De onde vim? Para onde vou?
    Reduza estas indagações para o seu mundo, para o micro, para o seu universo. Espero que tenhas respondido as tuas perguntas para poder renascer mais forte de tuas fraquezas. Aline – Cidade das Pirâmides. www.deolhonomundo.com

    ResponderExcluir