segunda-feira, 3 de outubro de 2011

E O GIRASSOL CHEGOU...

Antonino Oliveira Júnior

Aproveitei o domingo para ler "À ESPERA DO ÚLTIMO GIRASSOL", o mais recente livro do poeta Natanael Lima Jr., ansiosamente esperado pelos amantes da boa poesia. Devorei o livro de Natanael e cheguei a reler, por várias vezes, alguns dos poemas, pelos temas abordados e por sua construção literária bem cuidada, esmerada, exaustivamente vista e revista antes de seu lançamento.

"À ESPERA DO ÚLTIMO GIRASSOL" é um livro para ser lido com calma. Aliás, é um livro para ser degustado, sem pressa, tateando, estalando a língua, saboreando-o. É um trabalho que nos reporta a Alberto da Cunha Melo, em momentos de temas que nos revelam verdades que precisam "perder" a dureza; tem o lirismo do grande poetinha, Vinicius de Morais, na sua eterna tentativa de embelezar ainda mais o amor e paixão; invoca a força política de Vandré em "Não iremos nos dispersar" e na exaltação a Salvador Allende e, como um girassol, traz nas tantas pétalas um tanto de tantos outros poetas. Não por ser plágio ou imitação, mas, pela diversidade dos estilos com que nos presenteou seus versos.

Valeu a espera, ainda mais quando a gente tem certeza de que este não foi, com certeza, o último girassol de versos que receberemos do poeta Natanael Lima Jr., que é membro da Academia Cabense de Letras.

*Antonino Oliveira Júnior é da Academia Cabense de Letras.

Um comentário:

  1. Caríssimo poeta Antonino, agradeço sensibilizado suas palavras, sempre carinhosas, verdadeiras e profundas. Seu comentário me fez refletir sobre a nossa arte de escrever versos, sua importância, sua energia e a responsabilidade que recai sobre os ombros daquele que transforma, cria e semeia palavras. Um forte abraço. Natanael Lima Jr

    ResponderExcluir