Que time é esse, que mesmo no porão do futebol brasileiro, mantém a maior média de público das quatro divisões do país, suplantando todos os clubes ricos e de torcida do Brasil? Que time é esse, que dois dias depois de uma declaração de um desastrado presidente, afirmando que o clube iria se acabar, o estádio lotado grita numa só voz: acaba não, santa, acaba não, santa!? Que time é esse que faz um inglês de passagem pelo Recife se apaixonar de tal maneira pelo clube, a ponto de deixar o rime milionário de sua terra e afirmar: o santa me leva do amor ao ódio, numa paixão sem medida? Que time é esse que quando se espera sua vitória, ele perde: e quando se dá o contrário ele vence? Que time é esse, que leva um pobre vendedor de raspa-raspa a fincar uma bandeira em sua carroça, num pequeno som repetir os gols memoráveis e gritar insistentemente: ele está vivo, ele está vivo? Que time é esse, que faz uma jovem chorar convulsivamente, depois de mais um rebaixamento, num comovente desespero de amor não correspondido: eu te odeio, eu te odeio, eu te odeio!? Que time é esse, que após a saída do fundo do poço do futebol é ovacionado em todo o país, com as emissoras fazendo elogios emocionantes e parte da imprensa mundial espantada com a paixão da torcida? Que time é esse, cujo torcedor infantil chega a declarar: se você acabar eu morro, pra vê-lo jogar no céu? Que time é esse, que, falido, foi adotado pela torcida e se mantém sem nenhuma benesse de grandes patrocinadores, ou instituições como o clube dos treze? Que time é esse que leva multidões até para a Copa Pernambuco? Que time é esse que me faz já um homem maduro sofrer num estádio como um pobre diabo, ligar e desligar constantemente um rádio, como se isso resultasse numa vitória? Que time é esse, que me faz um avô quase sessentão virar criança, sorrir e chorar feito menino?
DOUGLAS MENEZES/ OUTUBRO DE 2011
*Douglas Menezes é da Academia Cabense de Letras
É O SANTA CRUZ!! É O MEU TIME, QUE EU AMO TANTO DESDE CRIANÇA, MINHA AVÓ, DONA JOANNA, QUE PRATICAMENTE ME CRIOU, JÁ AMAVA "O SANTA" COMO ELA DIZIA, CONTAGIOU A MIM E A MEU IRMÃO;
ResponderExcluirE NUM DOMINGO ENSOLARADO DE MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E POUCO...(NÃO ME LEMBRO PRECISAMENTE A DATA), EU ASSISTIA UMA MULTIDÃO DANÇANDO NAS RUAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, AO SOM DE MUITO FREVO, E UMA CHUVA DE FOGOS ANUNCIAVAM UMA GRANDE FESTA, UMA VITÓRIA!!
MINHA AVÓ FELIZ DA VIDA NA CALÇADA DA NOSSA CASA APLAUDINDO, MEU IRMÃO, UM POUCO MAIS VELHO DO QUE EU PULAVA O TEMPO TODO DE ALEGRIA, E EU ENCANTADA COM UMA IMENSA COBRA DE PANO TRICOLOR, QUE SE ARRASTAVA PELAS RUAS, CHEIA DE GENTE POR BAIXO, EU ME DIVERTIA COM A FUMAÇA QUE SAÍA PELAS SUAS NARINAS, COISA DOS CARNAVALESCOS DE VITÓRIA...O POVO, PARECIA PIPOCAS SALTANDO DEBAIXO DAQUELE PANO ENORME, NUNCA ESQUECI!! SE EU JÁ GOSTAVA DO "SANTA" DA MINHA AVÓ, NAQUELE MOMENTO ELE ENTROU NO MEU CORAÇÃO CRUZOU AS PERNAS E FICOU PARA SEMPRE! QUER SABER? O TORCEDOR DO SANTA CRUZ, NÃO SOFRE, PORQUE ELE AMA DE VERDADE, NA RIQUESA E NA POBRESA, NA SAÚDE E NA DOENÇA, NA VITÓRIA E NA DERROTA, NÃO EXISTE NADA QUE ABALE O AMOR QUE O TORCEDOR DO "SANTA" SENTE PELO "SEU TIME".
CELINHA SANTOS 61 ANOS - SÓ CHORO QUANDO O "SANTA" GANHA, SÓ DE ALEGRIA, MAS QUANDO ELE PERDE, EU SÓ FICO TRISTE MAS NÃO CHORO, PORQUE O MEU PENSAMENTO É IGUAL QUANDO UMA PESSOA MUITO QUERIDA "NÃO ACERTA" E A GENTE COLOCA A MÃO NO OMBRO E DIZ: TENTE OUTRA VEZ! VAMOS CAMINHAR PRA FRENTE MEU SANTA, E COM CERTEZA ESTAREMOS TODOS DO SEU LADO, PARA SEMPRE!!
Este Santa Cruz é mesmo uma sensação!
ResponderExcluir