quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CURTA-CABO PREMIA OS VENCEDORES

"Cartas para uma desconhecida" foi o grande vencedor do Festival.


A noite da quarta-feira, 30/11, foi dedicada à premiação dos vencedores do I Festival de Filmes Curtas-Metragens do cabo de Santo Agostinho, realizado no teatro Barreto Júnior. Foi uma noite leve, divertida e muito agradável. Os atores Belly Nascimento e Luiz Navarro fizeram o papel de Mestres de Cerimônia, enquanto o músico e cantor Marcelo Briany ocupava os pequenos intervalos apresentando músicas de um repertório bem cuidado e criteriosamente escolhido para a ocasião. Até mesmo as falas das autoridades, dos jurados, etc., aconteceram de forma a não cansar o público, ávido por saber os resultados, que foram os seguintes:

* Melhor Roteiro: Yago Carvalho (A menina da estação)

* Melhor Montagem: Alisson ventura (Relações invisíveis)

* Melhor Som: Yuri Fernando (Relações invisíveis)

* Melhor Trilha: Jonatas Douglas - JD (Antes de partir)

* Melhor Fotografia: Emily Almeida (relações invisíveis)

* Direção de Arte: Thierry Fernandes (Rosas com espinhos)

* Melhor Ator: Marcos Bracha (Cartas para uma desconhecida)

* Melhor Atriz: Corine Fagundes (Rosas com espinhos)

* Melhor Direção: Hugo Leonardo (Cartas para uma desconhecida)

* Melhor Filme: Hugo Leonardo (Cartas para uma desconhecida)

* Prêmio especial do Juri: Noiva (pela paisagem mostrada)


O Festival pode ser considerado um sucesso, pelo nível das produções apresentadas, fruto de uma Oficina de cinema realizada em setembro. Dois meses depois, os alunos deram mostra do aprendizado e da capacidade de cada um. Todos merecem aplausos, principalmente quando levamos em conta o fato de serem iniciantes, porém, gostaria de deixar aqui uma observação que faço sobre determinados trabalhos, que destaco e acredito numa evolução mais rápida que outros. O roteiro de Relações invisíveis é de uma segurança técnica quase que indiscutível e, apesar de ser assinado por um estreante, Yuri Fernando, facilitou um maior entendimento da proposta do próprio filme, tal a segurança como foi desenvolvido. Se houvesse uma premiação para ator coadjuvante, com certeza eu torceria pelo nosso ARARIBA, que foi, na verdade, uma espécie de pilar para que o Marcos Bracho deslanchasse na sua interpretação. Arariba foi quase perfeito ao dar vida a uma personagem cujo objetivo era ser a muleta do protagonista, um admirador subserviente. E ele o fez com competência. O prêmio de atriz foi bem entregue, mas, destaco, também a interpretação da menina que fez o espírito da jovem que morreu na estação e continuava sem encontrar seus caminhos após a morte. Muito boa a sua interpretação. Os prêmios de Direção e Melhor Filmes são indiscutíveis, uma vez que Hugo Leonardo, com o seu CARTAS A UMA DESCONHECIDA, chegou ao Festival mostrando um trabalho que primou pela criatividade, pela segurança do trabalho de atores e uma direção que mesclou antigas tomadas do "cinema novo" com as técnicas modernas da era digital. Parabéns pelos merecidos prêmios. Mas, encerro destacando um outro filme, muito interessante: RELAÇÕES INVISÍVEIS, que nos mostrou o jovem talento de Yuri Fernando na confecção do roteiro, a fotografia de Emily Almeida, os trabalhos de atotr de Ghita Galvão e Matheus Machado, além da direção de Alisson Ventura, que, se não chegou a ser uma perfeição, chegou a mostrar segurança e um pouco de técnica que deve ter visto na Oficina em que participou.

No entanto, parabenizo a todos os que se dedicaram à produção dos filmes, desejando que continuem a buscar os caminhos que possam levá-los a uma carreira no disputado e difícil universo do cinema. Aos realizadores do Festival os nossos parabéns pela garra demonstrada diante dos obstáculos, superando-os e levando o evento ao sucesso que foi.

Antonino Oliveira Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário