sábado, 5 de novembro de 2011

UMA NOITE PARA SER LEMBRADA, SEMPRE.

O Projeto Sexta de Letras, da Academia Cabense de Letras, teve prosseguimento neste 4 de novembro, com a palestra do acadêmico João Sávio Sampaio Saraiva, sobre a vida e a obra do poeta português Luis Vaz de Camões. O evento aconteceu no Teatro Barreto Júnior, para uma platéia com cerca de 120 pessoas, incluindo-se, aí, o escritor Cyl Gallindo, da Academia Pernambucana de Letras, além do Presidente da Câmara de Vereadores do Cabo, vereador Gessé Valério.

Foram cerca de 90 minutos do mais absoluto silêncio, quebrado apenas pelos aplausos dos presentes, enquanto o palestrante brindava a todos com uma palestra leve e ao alcance de todos, apesar do tema complexo. A verdade é que João Sávio levou a platéia a embarcar na caravela da imaginação e viajar através dos tempos, dando a sensação de que estávamos todos ao lado de Camões nas suas idas e vindas. Ficamos íntimos de Camões, tal o envolvimento da palestra proferida por João Sávio, que demonstrou, acima de tudo, conhecimento e domínio pleno sobre o tema.

Durante a palestra, além das declamações de João Sávio (Camões, Paulo Cultura e J.G. de Araújo Jorge), aconteceram as participações dos acadêmicos Natanael Lima Júnior e Antonino Oliveira Júnior recitando Camões. E um destaque especial para a participação da jovem Henkel Saraiva, filha do palestrante, que por duas vezes encantou a todos com a declamação de poesias de Camões.

Aberto debate, no final, algumas considerações foram feitas, inclusive pelo escritor Cyl Gallindo, da Academia Pernambucana de Letras, que elogiou a Academia Cabense de Letras pelo trabalho que realiza, parabenizou a cidade por ter uma Academia de Letras atuante e, por fim, foi só elogios ao palestrante e seu conhecimento sobre Camões. Cyl Gallindo revelou a intenção de levar João Sávio para proferir aquela palestra no Gabinete Português de Leitura, o que demonstra a importância do trabalho apresentado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário