quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ACADEMIA JÁ TEM SUA SEDE



Reunião com o Prefeito definiu a Sede da ACL. foto: João Barbosa

Aconteceu no dia 21 o encontro do Prefeito Lula Cabral com a Academia Cabense de Letras. A reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito, no novo Centro Administrativo. Pelo Governo Municipal estiveram presentes o Prefeito Lula Cabral, o vice-prefeito Vado e o Secretário de Governo Luiz Pereira, enquanto os acadêmicos Nelino Azevedo, João Sávio, Antonino Oliveira Júnior, Frederico Menezes e Vera Rocha representaram a entidade literária. O Presidente da Câmara, Vereador Gessé Valério, repreentou o Poder Legislativo.

Após relato dos acadêmicos sobre as atividades da Academia em 2010 e uma rápida passagem pelo que se pretende fazer este ano, a conversou tomou o rumo mais formal e quando os acadêmicos falaram da necessidade de ter seu espaço próprio, o Prefeito acenou com a possibilidade de formalizar um comodato de um prédio para a ACL. O prédio onde funcionou a Escola Pio XII, próximo à Praça Theo Silva, será a Sede da Academia Cabense de Letras, segundo o Prefeito Lula Cabral, que concordou com a cessão da casa e se revelou otimista quanto ao futuro da Academia e da literatura na cidade.

“A prefeitura está cedendo o espaço para resgatar e revitalizar os principais nomes da escrita. Ter a Academia Cabense de Letras é uma honra para o nosso município, que com isso valoriza as pessoas da nossa terra, com os 15 imortais e educadores que fazem parte da Academia”, afirmou o prefeito.

Para o Presidente da Câmara, Gessé Valério, "esta parceria da prefeitura com Câmara de Vereadores estimula a juventude cabense na educação, fazendo com que toda população conheça a cultura regional e participe das atividades que vão ser realizadas pela Academia Cabense de Letras".

O escritor e Presidente da Academia Cabense de Letras, Nelino Azevedo, afirmou que, "com essa sede doada, os cabenses ganham um espaço para a organização da instituição dentro do município, sendo uma contribuição para a cultura, conhecimento e informação de forma pedagógica, informando aos jovens e crianças sobre a história do Cabo".

3 comentários:

  1. Que ótimo, nós cabenses ficamos imensamente felizes! Mostra que podemos continuar a ter esperanças.

    ResponderExcluir
  2. Eu Dulcinéa Xavier da Ong Coletivo refazendo, preciso entrar em contato com Ivan Marinho com urgência. Os eamail e telefones não correspondem . Meu telefonme convencional mudou para 30381827

    ResponderExcluir