sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A PINTURA E A LITERATURA DE IVAN MARINHO



IVAN MARINHO pode ser considerado um multi-artista, por conta de suas diversas atividades culturais. Poeta e artista plástico, Ivan Marinho é premiadíssimo nos dois segmentos e recentemente recebeu o prêmio Patativa do Assaré, pelo cordel ABC DA ECONOMIA, como fechamento do Curso de Economia da Cultura, pela UFRGS. No cordel laureado, Ivan descreveu em 100 estrofes de septilhas, com 700 versos, os conceitos de macro e micro economia que viu durante o curso. Foram dele os dois melhores trabalhos, mas o regulamento dizia que apenas um trabalho por autor poderia ser premiado.

Ivan Marinho é igualmente um Artista Plástico de talento reconhecido em praças que atravessam as fronteiras do Cabo de Santo Agostinho e de Pernambuco. Sobre seus quadros, uma opinião das mais respeitadas:

"Círculo, roda, ciranda. Mancha cósmica. Explosão vulcânica.Movimento vivo em permanente expansão.Útero.Gestação.Posto em diálogo aberto e franco com a pintura de Ivan Marinho, esses sentimentos me assaltam e emocionam.Esse círculo eletrizante, sei que é o povo: o de Ivan, o meu, o de todos nós brasileiros, pulsando, frevendo.Povo que canta, que dança inventando tudo que denominamos Cultura Brasileira, "mestiçaria" explícita. Aqui está a vitalidade explosiva de nossa gente expressa com paixão, nas formas e cores do poeta Ivan Marinho.Creio que é dessa paixão, dessa imersão na vitalidade dos povos de todos os tempos humanos, que nasce a grande ARTE, aquela que permanecerá nos re-alimentando: humanidade em eterno FAZER-SE".

Urian Agria de Souza
Artista, ex-professor de Artes-plásticas da PUC-Rio.

IVAN MARINHO é da Academia Cabense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário