Foram cerca de 90 minutos do mais absoluto silêncio, quebrado apenas pelos aplausos dos presentes, enquanto o palestrante brindava a todos com uma palestra leve e ao alcance de todos, apesar do tema complexo. A verdade é que João Sávio levou a platéia a embarcar na caravela da imaginação e viajar através dos tempos, dando a sensação de que estávamos todos ao lado de Camões nas suas idas e vindas. Ficamos íntimos de Camões, tal o envolvimento da palestra proferida por João Sávio, que demonstrou, acima de tudo, conhecimento e domínio pleno sobre o tema.
Durante a palestra, além das declamações de João Sávio (Camões, Paulo Cultura e J.G. de Araújo Jorge), aconteceram as participações dos acadêmicos Natanael Lima Júnior e Antonino Oliveira Júnior recitando Camões. E um destaque especial para a participação da jovem Henkel Saraiva, filha do palestrante, que por duas vezes encantou a todos com a declamação de poesias de Camões.
Aberto debate, no final, algumas considerações foram feitas, inclusive pelo escritor Cyl Gallindo, da Academia Pernambucana de Letras, que elogiou a Academia Cabense de Letras pelo trabalho que realiza, parabenizou a cidade por ter uma Academia de Letras atuante e, por fim, foi só elogios ao palestrante e seu conhecimento sobre Camões. Cyl Gallindo revelou a intenção de levar João Sávio para proferir aquela palestra no Gabinete Português de Leitura, o que demonstra a importância do trabalho apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário